Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, março 10, 2008

Que tal tomarmos medida congênere

Torcidas organizadas terão que se cadastrar em SC

Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

As torcidas organizadas dos clubes de Santa Catarina terão dez dias para efetuar um cadastro, de todos os seus integrantes, junto à Federação Catarinense de Futebol (FCF). Uma identificação exclusiva deverá ser emitida pela entidade, sem a qual o torcedor estará proibido de entrar em estádios.

A medida faz parte de uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na tarde de hoje entre o Ministério Público de Santa Catarina, Polícia Militar e a própria FCF. A promotoria propôs o acordo após os incidentes registrados no dia 24 de fevereiro.

Na ocasião, o aposentado Ivo Costa, 62 anos, foi atingido por uma bomba caseira no Estádio Heriberto Hülse, durante a partida entre Criciúma e Avaí. Ele teve a mão direita decepada pelo artefato, e três jovens torcedores avaianos acabaram presos e acusados de tentativa de homicídio.

De acordo com o Ministério Público, o TAC tem o objetivo de evitar episódios semelhantes e facilitar a identificação de torcedores presentes nos estádios. Na reunião de hoje, ficou definido que membros de torcidas organizadas terão um espaço isolado nas arquibancadas, onde só será permitida a entrada de pessoas credenciadas.

O órgão realizou um inquérito civil para apurar as responsabilidades. Segundo os promotores, Fábio de Souza Trajano, Alexandre Herculano Abreu, Onofre Agostini e César Grubba, "as torcidas organizadas tumultuam a segurança pública nos estádios".

Redação Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima