Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, outubro 27, 2008

Dia do Radialista

.
Comemorar o quê?

Constituiria imenso egocentrismo de minha parte, pretender um mundo só pra mim. Para aplacar uma possível pretensão dessa natureza, fico com o meu egoísmo de apenas querer um mundo melhor, a partir de seres humanos de melhor qualificação moral, ética e espiritual.

A sensação de alheamento em relação à espécie humana que vez ou outra me sobrevém, ou revela que sou um arrogante empedernido e incorrigível, ou por outra que não aderi à ‘filosofia do desvalor’.

Compareço esporadicamente às reuniões sociais, por elas em mim não despertarem nenhum atrativo significante. Assim, mais uma vez cedi ao ‘sacrifício’ de comparecer a uma delas. O que a motivou foi o Dia do Radialista, uma categoria que não tem o que comemorar – essa é que é a verdade.

Mas não é para se estranhar que em contexto tão desfavorável não haja uma boa produção, e menos ainda conquistas ou mesmo mera manutenção de benefícios. Afinal, um rádio que se transvia de sua missão, que aceita a cooptação de uma segmentação aviltante e perniciosa, e que não constitui organismos de controle de qualidade e de proteção dos direitos de sua classe, de fato não tem o que comemorar.

Concordo que a validade desta apreciação crítica muito mais se coaduna com o rádio esportivo, que consegue bater recordes de falta de qualidade. E no bojo dessa primeira hora de indigência, observam-se pedintes, mercenários, além de analfabetos e semi-alfabetizados.

Quando passamos para o campo dos valores humanos mais exponenciais, aí é que a situação piora. Pois, submetermos nossas famílias a uma tão cruel ‘práxis social’ representa nos expormos aos mais diferentes agentes do desconceito. E, em se tratando dessas reuniões ditas sociais, pelo ambiente próximo da fornicação, com direito a fofocas e futricas maledicentes, podemos parafrasear Nelson Rodrigues: “Família? Melhor não levá-la!”

Hão de dizer que me rendi ao mais completo pessimismo; há quem possa imaginar que eu seja um anti-social recalcitrante. Mas, quem sabe, também podem me ver como um realista que se serve de saudáveis doses de ceticismo. Esta, portanto, parece ser a opção que melhor reflete a realidade dos fatos, bem como aquela que nos dá certa proteção nas relações interpessoais.

Diante do que expomos, creio que fica mais fácil entendermos que o tipo de rádio esportivo que tem sido feito, não condiz com os mais elevados objetivos da comunicação social. Mas ainda é racional compreendermos que a nossa imprensa, assim como a nossa classe política, não deve ser vistas nem como casta, nem como escória. Na verdade, elas são um reflexo da nossa sociedade e, por isso, são, a um só tempo, indutoras e catalisadoras dos diversos comportamentos dos chamados atores sociais que somos todos nós.

Que tal buscarmos alterar para melhor a presente realidade?
..
.







Texto e fotos: Benê Lima
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima