Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, outubro 07, 2008

Para reflexão

Estudo analisa equilíbrio muscular e lesões em jogadores de futebol

Os resultados sugerem que não existem períodos sensíveis para a ocorrência de lesões em virtude de desequilíbrios musculares

Equipe Cidade do Futebol

Um estudo analisou a relação do equilíbrio muscular dos flexores e extensores do joelho com a ocorrência de lesões em jogadores de futebol. O objetivo da pesquisa era saber se e quando, durante vários momentos da temporada, existiria maior risco de avarias. O estudo foi publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte.
.
“Ainda não está clara a associação entre o equilíbrio muscular e a ocorrência de lesões, especialmente no futebol. Essa falta de clareza está associada principalmente às dificuldades envolvidas em estudar atletas”, contou Raphael Mendes Ritti Dias, doutorando na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). “No nosso estudo, a relação de equilíbrio muscular se manteve em níveis considerados adequados, o que pode, pelo menos, em parte, explicar o baixo índice de lesões”, completou.
.
Participaram dos testes 15 atletas da equipe sub-20 da Ponte Preta, de Campinas (SP), durante um período de 29 semanas. O estudo englobou os períodos de preparação e de competição, divididos em: etapa geral, especial, pré-competitiva e etapa competitiva.
.
Os resultados apontaram a existência de alterações na relação de equilíbrio entre os flexores e extensores durante as 29 semanas. No entanto, de acordo com a pesquisa, essa alteração estaria dentro da normalidade. De acordo com Dias, os resultados sugerem que “a carga de treino forçado não afetou a relação de equilíbrio muscular dos flexores e extensores”.
.
A análise dos dados apurados pelos pesquisadores mostra que os flexores foram mais requisitados na primeira fase do ciclo preparatório, o que se manteve até antes da etapa competitiva. A partir desse momento, a força sobre os flexores diminuiu. No caso dos extensores, aconteceu o contrário. Eles foram mais exigidos durante a temporada competitiva, e não foram tão requisitados nas fases preparatórias. No entanto, em todos os ciclos, o equilíbrio muscular foi mantido.
.
“Os resultados sugerem que não existem períodos sensíveis para a ocorrência de lesões em virtude de desequilíbrios musculares. Embora exista o aumento na força muscular de flexores ao longo da temporada, o que é extremamente importante para o futebol, a relação entre as forças de flexores e extensores (equilíbrio) não se altera acentuadamente, possivelmente devido às adequadas cargas de treinamento prescritas”, explicou Dias.
.
Além de dele, participaram da pesquisa Luiz Fernando Goulart, do Departamento de Futebol Profissional da Associação Atlética Ponte Preta, e Leandro Ricardo Altimar, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Participaram dos testes 15 atletas da equipe sub-20 da Ponte Preta, de Campinas (SP), durante um período de 29 semanas.
.
Inicialmente fizeram parte da mostra 23 atletas, entre 17 e 20 anos de idade, e com quatro a seis anos de prática na modalidade. Contudo, cinco deles não concluíram os testes por terem saído do clube, e três, por lesões.
.
“É extremamente complicado trabalhar longitudinalmente com atletas que estão envolvidos em competições, viagens, transferências. Ou seja, muitas vezes o estudo depende da viabilidade por parte do clube. Além disso, a dificuldade de incluir um grupo controle não-submetido à intervenção limita a qualidade dos resultados. Estamos avaliando a melhor forma de minimizar essas dificuldades e limitações, para posteriormente, iniciarmos outros estudos”, concluiu Dias.
.
.
http://www.caucaiaec.com.br

http://lcfutebolfeminino.blogspot.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima