Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, dezembro 03, 2008

'A defesa é o melhor ataque', uma máxima respeitável



São Paulo e Grêmio destacam-se por coletividade

Os dois mais bem colocados no Brasileirão 2008 lideram as estatísticas que sobrepõem o jogo coletivo à individualidade

Equipe Cidade do Futebol

Os dois times que ainda sonham com o título do Campeonato Brasileiro 2008 são o São Paulo e o Grêmio. De acordo com o Datafolha, as duas melhores equipes nacionais lideram diversos aspectos que enaltecem a coletividade do elenco. Porém, em dados individuais nenhum dos dois times tem destaque.

"Não temos nenhum craque, nenhum jogador que se apareça muito. Nosso time se destaca pelo coletivo. Nosso grupo é muito forte e equilibrado. Eu tinha falado que quando tivéssemos tempo para treinar e a equipe mudasse pouco, íamos subir de produção, como realmente aconteceu", afirmou Muricy Ramalho, técnico são-paulino.

Mesmo na vice-liderança do torneio nacional, o Grêmio lidera a maioria das estatísticas coletivas. Os comandados do técnico Celso Roth são os melhores quando se fala em desarmes, faltas cometidas, cruzamentos, acertos de cruzamentos, menor número de finalizações sofridas, além de terem a melhor defesa do campeonato.

Já o São Paulo é a equipe mais efetiva do Campeonato Brasileiro em desarmes (tem a mesma média do Grêmio), quantidade de finalizações, recuos para o goleiro, e tem o melhor ataque. O clube paulista também aparece em segundo lugar nos rankings de quantidade de passes, de passes para finalizações e tem a segunda defesa menos vazada.

No entanto, nas 21 categorias individuais do Datafolha, os jogadores são-paulinos só aparecem bem colocados em quatro: Hugo lidera os gols de cabeça, com sete tentos dessa forma; Jorge Wagner é o segundo que mais realiza cruzamentos e o segundo que faz mais assistências; por fim, o goleiro Rogério Ceni possui a segunda melhor reposição de bola do Brasileirão.

O Grêmio está pior ainda se falarmos em destaques individuais. O atacante Marcel tem os mesmos sete gols de cabeça de Hugo, o zagueiro Réver é o terceiro principal ladrão de bolas na competição, e o meia Tcheco é o quinto jogador que mais alça bolas na área.
.
.
http://lcfutebolfeminino.blogspot.com/
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima