Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Deu na imprensa (Diário do Nordeste)

ALVINEGRO EM FESTA
FCF homologa penta do Ceará de 1915 a 1919

Mário Degésio, presidente da FCF, após assinar o ato, entrega cópia ao presidente Evandro Leitão (Foto: Kiko Silva)

Através do Ato Administrativo de número 11/2008, o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mário Degésio Cavalcanti, homologou na tarde de ontem o pentacampeonato estadual conquistado pelo Ceará Sporting nos anos de 1915 a 1919.

Em oito linhas, o mais aguardado anseio da torcida alvinegra foi materializado. O documento tem a seguinte íntegra: ‘‘Por determinação do presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol do Estado do Ceará (TJDF), conforme decisão proferida no processo de número 204/08, proclamo o Ceará Sporting Club, agremiação filiada a esta Federação, campeã Cearense de Futebol nos anos de 1915, 1916, 1917, 1918 e 1919, campeonatos organizados pela Liga Metropolitana Cearense de Futebol , antecessora da atual Federação Cearense de Futebol, conforme acórdão do referido processo. Registre-se e publique-se. Gabinete do presidente da FCF, em 17 de dezembro de 2008. Mário Degésio Cavalcanti.

Cumprindo decisão

O ato foi assinado às 15h25 e repassado ao presidente do Ceará, Evandro Leitão, às 15h50. Após a entrega, Mário Degésio fez questão de frisar que estava apenas cumprindo uma decisão tomada pela Justiça. ‘‘Estou apenas homologando as conquistas’’.
O presidente Evandro Leitão não escondia a emoção. ‘‘Estou bastante comovido e agradeço a todos os alvinegros que participaram de uma forma ou de outra desta conquista’’. O advogado Clarke Leitão, o primeiro a trabalhar no assunto, fez questão de lembrar do ex-presidente Emanuel Gurgel. ‘‘Foi ele quem começou tudo. Desde sua gestão — em 1995—que começamos a fazer a pesquisa de fato’’. Os outros dois advogados que tornaram a decisão possível foram Irazer Gadelha e Haroldo Martins. De lá para cá, outros advogados como Afrânio Melo, Emerson Damasceno e Gonçalves Feitosa tentaram levar o caso adiante. Todavia, não encontraram o respaldo obtido na gestão de Evandro Leitão, que nomeou como uma das prioridades da sua administração a busca do penta.

FORA DE PRAZO
Presidente do TJDF indeferiu recurso do Fortaleza

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol (TJDF), Ernando Uchoa Lima Sobrinho, indeferiu o recurso do Fortaleza, que queria entrar no processo do pentacampeonato como terceiro interessado. O Tricolor entrou com o pedido de recurso voluntário fora do prazo de três dias. Com isso, o caso está encerrado e arquivado em termos de Justiça Desportiva.

Conforme Ernando Uchoa, o Fortaleza tinha até o dia 15 de dezembro para apresentar o recurso. E o clube enviou a contestação à secretaria do TJDF no final do expediente (18 horas) de segunda-feira. Ocorre que a taxa no valor de R$ 1.000,00 não foi recolhida ao banco. No mesmo dia, às 20h44min18 (conforme comprovante mecânico da Caixa Econômica Federal anexado à documentação tricolor) a taxa foi paga. No dia seguinte, foi juntada ao pedido.

‘‘O recurso foi julgado deserto, pois a lei exige que o recolhimento ocorra dentro do prazo e juntamente com o restante da documentação’’, explicou Ernando Uchoa.
Fortaleza

O advogado Jorge Mota, do Fortaleza, entende que o prazo para recorrer vai da publicação do acórdão, em diante. Ele diz que o acórdão só foi publicado na noite de terça-feira. Sua intenção é recorrer ao STJD, no Rio.

FERNANDO MAIA

Repórter
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima