Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, maio 03, 2014

Clube da Série C do Rio apresenta projeto de estádio para 43 mil pessoas

Adquirido por empresário da construção civil, Gonçalense F. C. deve ter parte da suanova casa, o Catarinão, pronta ainda este ano. Obras no local estão em andamento

Por 

O Gonçalense Futebol Clube, que disputa a Série C do Campeonato Carioca, apresentou esta semana o projeto de seu estádio, que promete deixar muito clube grande babando de inveja. O Catarinão – que terá esse apelido por ficar situado no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo – teve suas obras iniciadas em outubro do ano passado. O desenho mostra um design moderno, que lembra um cata-vento, e a intenção é que o local tenha uma capacidade total de 43 mil pessoas: desbancaria São Januário, do Vasco, do posto de terceiro maior estádio do Rio de Janeiro.

Projeto do estádio catarinão, do gonçalense (Foto: Divulgação)Projeto é ousado e moderno; design lembra um cata-vento (Foto: Divulgação)

A previsão é que o Catarinão seja entregue por completo em 2017. No entanto, as obras foram divididas por etapas. A primeira deve ser finalizada em junho deste ano e consiste em concluir o estádio para até 5 mil pessoas. A segunda, para 20 mil. A implantação dos traços modernos e dos vestiários de última geração será executada apenas na terceira, conforme o projeto.

Joacir Thomaz, nas obras do estádio catarinão (Foto: Gabriel Andrezo/Futrio)Joacir Thomaz deu o pontapé inicial das obras no ano passado (Foto: Gabriel Andrezo/Futrio)

De imediato, Joacir Thomaz, presidente do Gonçalense, rechaça: não existe dinheiro público, tampouco envolvimento da prefeitura na obra. O clube é um "novo rico" do Rio de Janeiro. Na verdade, até o ano passado, ele era conhecido como Tanguá Esporte e Cultura. Passou a ser Gonçalense depois que Joacir, que é dono da empresa Macroaction Construtora, o adquiriu.

Numa área de aproximadamente 200.000 m², está prevista a construção de um campo de tamanho oficial, com padrões da FIFA (105 x 68m), ginásio poliesportivo, campos de gramado sintético e vestiários modernos para equipes e arbitragem. Joacir não soube dizer o valor total do investimento. Informou apenas que para a conclusão da segunda etapa serão investidos cerca de R$ 30 milhões.

– Sabemos que somos o terceiro maior município do interior do Brasil em termos populacionais. Perdemos apenas para Guarus e Campinas. Em Campinas há dois estádios (Brinco de Ouro da Princesa e Moisés Lucarelli) e dois clubes grandes (Guarani e Ponte Preta). São Gonçalo é carente de um investimento, de um equipamento desse porte. Por isso a nossa iniciativa. Sabemos que aqui do lado tem Itaboraí, que tem estádio. Sabemos que Maricá tem estádio. Sabemos que Araruama tem dois estádios. Rio Bonito também tem dois. Caxias, três – afirmou Joacir Thomaz.

Construção das cabines de rádio do catarinão, do gonçalense (Foto: Muller Souza)Cabines de imprensa já começaram a ser erguidas (Foto: Muller Souza)

O Gonçalense estreia na Série C do Carioca deste ano no próximo domingo, contra o União de Marechal. Enquanto o Catarinão não fica pronto, a equipe vai mandar seus jogos no Estádio José Alves Ventura, em Rio Bonito.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima