Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, maio 26, 2014

Ceará: Alto nível de clareza nos gastos com a Copa do Mundo

Os dados são do Instituto Ethos de Responsabilidade Social

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Estado do Ceará atingiu um nível “alto” de transparência na apuração dos Indicadores de Transparência dos governos dos estados que receberão os jogos da Copa 2014. A pesquisa, que é realizada pelo Instituto Ethos de Responsabilidade Social, avalia a quantidade e a qualidade das informações prestadas pelos governos dos Estados que sediarão as partidas do Mundial de Futebol. Em relação à avaliação anterior, o Estado aumentou sua pontuação de 65,22 para 68,55 pontos.


“É característico do Governo informar à população sobre tudo que vem sendo feito e todos os investimentos para melhorar a vida dos cearenses. Os resultados positivos dessa pesquisa reforçam nosso compromisso e clareza dos gastos públicos”, aponta o secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa.

 

A nota do índice é composta por 90 perguntas e embasada no conjunto de leis que avaliam o nível de transparência em duas dimensões: “Informação” e “Participação”. Na primeira parte, são avaliados tanto o conteúdo relevante disponibilizado ao cidadão como a qualidade dos canais de comunicação usados para difundir essas informações, tais como os portais de internet, telefones e o serviço de informação ao cidadão. No quesito Participação, são analisados a realização de audiências públicas e o funcionamento das ouvidorias.

 

Dos onze Estados analisados o Ceará obteve a segunda melhor pontuação nos indicadores de transparência, com 68,55 pontos, e com um nível “alto” de transparência.


resultado final

 

Resultado final

Para a Secretária de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, Silvia Correia, o resultado obtido pelo Ceará reflete o reconhecimento pela prática da transparência e do fomento a participação da população no controle social que vem sendo adotada desde 2007 pelo Governo do Estado.

 

Comparativo

Em relação à pesquisa anterior, o Estado do Ceará alcançou melhor pontuação em 16 quesitos. Nos aspectos referentes ao Conteúdo Geral, o Ceará aumentou sua pontuação na apresentação das informações disponibilizadas de cada compra, contrato e das obras referentes à Copa 2014 no Portal da Transparência do Estado.

 

Nos Canais de Informação, o destaque é para as perguntas e respostas mais frequentes em relação ao Mundial disponibilizadas ao cidadão no sítio institucional da Secretaria Especial da Copa (Secopa). Já nos Canais de Participação, a pontuação cresceu com a divulgação dos relatórios mensais de Ouvidoria com os resultados das demandas apresentadas à Ouvidoria.

 

Serviço:

 

Portal da Transparência do Governo do Estado: www.transparencia.ce.gov.br

Canais de atendimento da Ouvidoria:

155 (telefone gratuito)

www.ouvidoria.ce.gov.br

www.twitter.com/OuvidoriaCeara

www.facebook.com/OuvidoriaCeara 

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima