Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, setembro 05, 2017

DEBATE NO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE A LIBERAÇÃO DE CERVEJAS NOS ESTÁDIOS

DEBATE NO MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE A 
LIBERAÇÃO DE CERVEJAS NOS ESTÁDIOS

Por: Gony Arruda

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé

Hoje diante de uma pequena plateia de maioria (mas respeitosamente) contrária à minha opinião, pude falar sobre o meu projeto de lei que permite a volta da venda de cervejas nos estádios de futebol. 

Seguem aqui alguns dos meus principais argumentos: 

1- Isso já foi permitido durante décadas no Brasil e no Ceará. 

2- Na Copa do Mundo 2014 foi permitida aqui a cerveja para os estrangeiros e brasileiros, e não vamos permitir para os cearenses? 

3- Vários estados do país JA APROVARAM as suas leis, possibilitando a volta da cerveja, sobretudo em grandes praças futebolísticas como: RJ, MG, ES, PR, GO... e os nordestinos PE, BA, MA, RN... O Ceara está ficando pra trás 

4- A venda de bebida ja acontece hoje de forma clandestina, sem regramento e recolhimento de impostos, dentro dos estádios do Ceará. 

5- As eventuais violências que envolve o futebol acontece, na sua grande maioria, FORA dos estádios e não dentro. São bandidos e criminosos, travestidos de torcedores, que se articulam pelas redes sociais para brigar nas ruas e nos terminais de passageiros, ou seja fora do ambiente do estádio. 

6- Na porta dos estádios cearenses há a farta venda de bebidas e dentro não. Por causa disso as pessoas estão deixando pra entrar somente na hora do jogo, gerando um engarrafamento nas filas de aproximadamente 19.000 pessoas em média querendo entrar ao mesmo tempo, ocasionando, - aí sim! -, confusões e brigas nas longas filas que se formam. 

7- Na última grande confusão dentro de um estádio brasileiro acontecida recentemente em São Januário, que foi até interditado por conta das brigas no jogo Vasco X Flamengo, falou-se de tudo durante 3 semanas na imprensa nacional e não apareceu ninguém, nenhuma autoridade que tenha dito 
"a culpa das brigas foi também da bebida alcoólica que é vendida no Rio de Janeiro". 

8- Quem EFETIVAMENTE frequenta estádio é amplamente a favor da volta da cerveja, bem como a imprensa esportiva que trabalha nos jogos também. 

9- Não é justo vender bebidas nas lutas de UFC, nas outras modalidades esportivas, nas vaquejadas, nos shows no Castelão e não vender no futebol, objetivo maior de um estádio. Parece preconceito com o esporte mais popular do Ceará... e é! 

PS: o Governador Camilo Santana deu uma entrevista à TV dia desses sendo a favor da liberação.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima