Lúcio Bernardo Jr./Câmara dos Deputados
Profissionais da área de educação física denunciaram na Câmara que algumas instituições
de ensino superior matriculam alunos com a promessa de atuação plena dos educadores em várias áreas, mas estes, ao receberem o diploma, descobrem que estão habilitados para trabalhar apenas em escolas. A formação desses profissionais foi tema de audiência na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (12). Rodrigo Alves Andrade, representante dos formados em cursos de educação física, reclamou das limitações da área de licenciatura.
"Os cursos foram ministrados em quatro anos, com 3600, 3800 horas, com as características
de uma licenciatura para atuação plena, que seria nas áreas formais e não formais. Eles ingressaram nos cursos acreditando que poderiam atuar livremente na profissão, mas ao receberem suas habilitações profissionais tiveram o direito de atuação tolhido: só poderiam trabalhar nas escolas", explicou.
Weber Matias dos Santos, representante da Federação Interestadual dos Profissionais de
Educação Física, disse que a diferença na formação não pode ser de conteúdo.
"A principal diferença é a questão pedagógica, que na licenciatura está voltada para a
área educacional, iniciação, coordenação motora, início da formação. E a questão do bacharel é em relação a áreas como anatomia, fisiologia do exercício voltado ao desenvolvimento de um conhecimento mais profundo quanto ao corpo humano."
Formação plena
O deputado Cabo Sabino (PR-CE), que propôs a realização do debate, criticou a divisão entre bacharelado e licenciatura. "Isso só fraciona e sedimenta cada vez mais uma categoria, e temos visto que só tem beneficiado as instituições educacionais, aumentando o número de cursos. É apenas um mercado e não traz nenhum ganho para a população e muito menos para os profissionais."
A mesma posição foi defendida pela representante do ministério da Educação, Nara Maia
Pimental. "O ministério hoje busca o perfil profissional que atenda tanto às demandas de sala de aula, diretamente na escola - um profissional de extrema importância - e esse bacharel que vai exercer a sua profissão também com base na formação que recebeu na instituição de ensino superior."
Segundo o Conselho Federal de Educação Física, para trabalhar como professor no ensino
básico é preciso frequentar o curso de licenciatura. Já quem quiser atuar em demais nichos do mercado específico deve cursar o bacharelado.
Da Redação
Edição - Rosalva Nunes |
Sinopse
"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."
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quinta-feira, setembro 14, 2017
Educadores físicos apontam limitações na formação profissional por algumas instituições
Em audiência pública, representantes da área disseram que várias faculdades matriculam alunos com promessa de atuação plena no mercado, mas diploma só permite trabalho em escolas
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