Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, maio 08, 2009

Campeonato Brasileiro de 2009 será laboratório para medidas que visam a Copa de 2014


O ministro dos Esportes, Orlando Silva, afirmou que além de investimentos, obras e arenas, para a copa, o Brasil precisa de uma torcida educada e bem comportada

Equipe Universidade do Futebol

No próximo fim de semana começará a disputa do Campeonato Brasileiro 2009. O torneio servirá como palco de experiências visando a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.

Por conta disso, na última quarta-feira, foram anunciadas algumas medidas pelo Ministério do Esporte e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para garantir mais segurança e conforto aos torcedores durante as partidas do torneio nacional. No entanto, não foram estabelecidas datas para a implementação dessas medidas.

Uma das propostas da CBF é implementar, em alguns estádios, o sistema de lugares marcados. A confederação irá designar alguns setores da arena para os quais haverá venda de ingressos com numeração fixa. Dessa maneira, o torcedor terá que sentar-se na cadeira com o número referente à sua entrada. A ideia é adequr-se ao que ocorre nos principais eventos europeus e da Fifa.

O principal objetivo de utilizar o Campeontao Brasileiro de 2009 como laboratório para a Copa de 2014 é acostumar os torcedores às medidas exigidas pela Fifa para a realização do evento de seleções. "Vamos começar a fazer isso em locais mais organizados, como o Estádio de Pituaçu, na Bahia", declarou Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

Outras medidas que devem ser postas em prática são às referentes a questões de combate a violência nos estádios. O Projeto de Lei nº 451, aprovado, na última quarta-feira, pela Câmara dos Deputados, passará pelo Senado e, por fim, será encaminhado para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Só aí as medidas valerão legalmente.

"Endurecer a lei é fundamental para combater a violência. Torcedor com bomba caseira, pedaço de pau e que provocar briga nos arredores dos estádios pode ser preso de seis meses até dois anos", explicou o ministro do Esporte, Orlando Silva. "Se for réu primário, o torcedor pode ser solto, mas ficará banido dos estádios por algum período", completou.

Segundo o ministro, o governo vai investir na compra de câmeras para aprimorar o sistema de monitoramento dentro e nos arredores dos estádios. "Copa do Mundo requer obras, investimento, arenas, mas também uma torcida educada e bem comportada", alertou Orlando Silva.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima