Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, julho 26, 2009

Encontro do Comitê Executivo da Fifa propõe alterações no futebol
Entre os pontos discutidos, a redução da idade olímpica de 23 para 21 anos foi um dos que teve aprovação da maioria das federações presentes
Equipe Universidade do Futebol

A Fifa anunciou, por meio de uma nota, algumas decisões tomadas durante o encontro do Comitê Executivo, em Nassau, nas Bahamas. O congresso, assistido por 205 federações, decidiu criar um projeto para implantar uma norma que exija a escalação de seis jogadores do país de origem do clube entre os titulares. Isso evitaria o excesso de estrangeiros em algumas ligas.

"Quando for aprovado o Tratado de Lisboa, pediremos seu apoio para proteger as equipes representativas, os clubes formadores e sua identidade. E não só na Europa, mas no mundo todo. A regra virá, é só questão de tempo", garantiu Joseph Blatter, presidente da Fifa. Ele lembrou que o tratado refere-se à "especificidade do esporte" e sua "estrutura", assim como sua "função social e educativa" (grifo deste blog).

Além disso, 58% dos participantes aprovaram uma emenda no artigo 18 do Estatuto da Fifa, para eliminar o limite de 21 anos de idade aos jogadores com dupla nacionalidade para defender outro país.

Outro assunto debatido no início do encontro do Comitê Executivo da Fifa foram os critérios de elegibilidade para o torneio olímpico de futebol masculino. Até o momento, as equipes olímpicas eram formadas por jogadores abaixo dos 23 anos, com três exceções. A Fifa pretende reduzir o limite de idade para 21 anos.

Mais ainda, 98% das federações aprovaram a declaração que insiste na proteção dos jogadores menores de 18 anos, na identidade dos clubes e na formação dos jovens jogadores nos clubes, na luta contra o doping, no estímulo ao fair play financeiro e na reforma do regime dos agentes.

Também foi decidido que será criada uma subcomissão para examinar as transferências de menores de idade e aumentar a quantia da indenização por formação para os jogadores de entre 12 e 15 anos. Isso evitaria a caça aos jovens talentos.

"Temos um esporte maravilhoso como ferramenta para criar esperança e emoções, por isso devemos proteger nosso futebol. Nossa obrigação é proteger os jovens jogadores e acabar com a escravidão", disse Blatter.

Por fim, foi discutida uma campanha para estimular um estilo de vida saudável por meio do futebol. De acordo com dados da Fifa, anualmente são feitos 30 mil exames antidoping no futebol, com 0,3% de casos positivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima