Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, julho 09, 2009

Jogos dos Povos Indígenas envolvem 612 índios

Em Pacatuba, 17 etnias de 13 municípios irão promover e disputar oito provas tradicionais; veja programação completa.

Jogos dos Povos Indígenas envolvem 612 índios

Etnia Tapeba, de Caucaia.

A sexta edição dos Jogos dos Povos Indígenas do Estado do Ceará será realizada de quinta-feira (9), com abertura às 16 horas na Praça da Juventude, até domingo (12), em Pacatuba, a 33 km de Fortaleza. 612 índios de 17 etnias distribuídas em 13 municípios estão inscritos nas disputas de oito modalidades esportivas tradicionais.

No estádio municipal Alberto Sobrinho - Betão, e no Açude do Piripau, serão disputadas as provas de corrida de tora, arremesso de lança, arço e flecha, queda de braço, cabo de guerra, canoagem, triathlon revezado e futebol.

O evento visa: fomentar o resgate, a proteção e o incentivo às manifestações esportivas e culturais do índio; integrar o índio à comunidade em geral; garantir a participação indígena às práticas esportivas características; e promover o intercâmbio entre os povos indígenas, conforme o artigo 17 da Constituição Federal.

As características indígenas são preservadas e estimuladas com a realização dos Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) em parceria com o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH), e, este ano, com apoio da Prefeitura de Pacatuba. Hoje, no Estado, a população indígena é estimada em mais de 22 mil índios.

Para a sexta edição do evento, os índios Tapeba, de Caucaia, chegam com a maior delegação esportiva com 100 atletas e defendem o bicampeonato geral da competição. No ano passado, em Monsenhor Tabosa, ganharam quatro dos 13 troféus disputados no triathlon revezado (fem/masc), arremesso de lança (fem) e futebol (fem). Os Pitaguary de Pacatuba asseguraram o segundo lugar com vitórias nos Arco e Flecha e Cabo de Guerra.

DOWNLOAD:

Acesse aqui a programação dos Jogos dos Povos Indígenas 2009

ETNIAS CONFIRMADAS:

1. JENIPAPO KANINDÉ – AQUIRAZ
2. KANINDÉ - ARATUBA
3. PITAGUARY – MARACANAÚ
4. PITAGUARY - PACATUBA
5. POTIGUARA - CRATEÚS
6. POTIGUARA - MONSENHOR TABOSA
7. TABAJARA – MONSENHOR TABOSA
8. GAVIÃO – MONSENHOR TABOSA
9. POTIGUARA - NOVO ORIENTE
10. POTIGUARA - TAMBORIL
11. TREMEMBÉ - ITAREMA
12. TABAJARA - CRATEÚS
13. TABAJARA - QUITERIANÓPOLIS
14. TABAJARA-KALABAÇA - PORANGA
15. TAPEBA – CAUCAIA
16. ANACÉ – CAUCAIA
17. KANINDÉ - CANINDÉ

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima