A Casual Auditores Independentes empresa de auditoria especializada em clubes de futebol, acaba de revelar dados preliminares relacionados com as receitas dos clubes Brasileiros. O ranking das receitas dos clubes Brasileiros segue o mesmo critério de análise que os 4 anos anteriores, onde figuram clubes que atinjam uma receita bruta anual mínima, entre os clubes que disponibilizaram os seus relatórios e contas. No topo da tabela tal como nos anos de 2007 e 2006, continuam o São Paulo na 1ª posição com R$ 160,6 milhões (56,6 M€) e o Internacional em 2º com R$ 142,2 milhões (50,1 M€) em receitas. Existem algumas alterações em relação ao ano anterior no final da tabela, com a entrada da Portuguesa de Desportos no lugar do Juventude de Caxias.
Os 21 clubes com maiores receitas do futebol brasileiro geraram receitas totais no valor de R$ 1,400 milhões (494,2 milhões de Euros), representando um evolução de 69% nos últimos 5 anos. A média de receitas gerada pelos clubes na amostra atingiu os R$ 67,5 milhões (23,8 M€), enquanto no exercício de 2004 era de R$ 39,9 milhões (14 M€). O crescimento em relação ao ano de 2008 foi de 6,1%, sendo que 13 clubes aumentaram as suas receitas e 8 apresentaram uma redução. Os maiores responsáveis pelo aumento das receitas foram o Palmeiras,
Portuguesa,Flamengo, Fluminense, Coritiba e Cruzeiro.
Em 2008 as receitas geradas na venda de atletas que é a grande fonte de receitas dos clubes no Brasil diminuiu, no entanto o aumento das restantes receitas conseguiu ainda assim aumentar as receitas totais. Esse aumento nas restantes receitas foi consequência directa da melhoria das receitas de bilheteira, modalidades amadoras, patrocínios e publicidade, quotização e direitos TV.
Segundo a Casual Auditores o mercado brasileiro de clubes de futebol pode encerrar o exercício de 2014 depois do Campeonato Mundial produzindo receitas no valor de R$ 2,800 milhões, cerca de 988,4 milhões de Euros. Este resultado pode ser atingido pela através do aumento das receitas de exploração da marca dos clubes, maximização das receitas dos novos estádios e conteúdos media, directamente através dos adeptos e empresas patrocinadoras, projectos de marketing e exploração de novas tecnologias.
1 BRL = 0.353005 EUR 1 EUR = 2.83282 BRL
Fonte: Casual Auditores Independentes S/S
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima