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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, junho 24, 2013

Ainda sem Itaquerão, Corinthians é o 4º clube brasileiro que mais arrecada com estádio

TIAGO RIBAS
COLABORAÇÃO PARA A 
FOLHA

SPFW 2012O Corinthians ainda não terminou de erguer seu estádio. Mas já é o quarto clube brasileiro que mais arrecada com arenas. Segundo levantamento do consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, o clube está atrás apenas de São Paulo, Grêmio e Internacional.

Como ainda não tem um estádio próprio, o Corinthians conta apenas com as receitas de bilheteria. Mesmo assim, o clube arrecadou R$ 35,1 milhões em 2012. Aproximadamente o mesmo valor de arrecadação de Santos e Palmeiras somados.

No entanto, a quantia ainda é pequena se comparada à arrecadação do São Paulo com o Morumbi. O clube tricolor arrecadou R$ 65,2 milhões no ano passado.

Entre as receitas do São Paulo estão, além de bilheteria, os ganhos no programa de sócio-torcedor e ainda o valor recebido pelo aluguel de camarotes e do estádio para shows e outros eventos.

Editoria de Arte/Folhapress

Receitas que o Corinthians espera receber depois de concluir sua arena em Itaquera.

"Vamos arrecadar três vezes mais que o segundo colocado", afirma Andres Sanchez, ex-presidente do Corinthians e atual administrador do estádio em construção.

"Não vamos mais pagar aluguel, teremos os camarotes, a publicidade, restaurantes. [No estacionamento] serão 3 mil carros. A R$ 20 cada... Acho que vamos arrecadar R$ 200 milhões", diz.

As estimativas de Anibal Coutinho, do escritório Coutinho, Diegues, Cordeiro Arquitetos, responsável pelas obras, é mais modesta, mas ainda assim bem otimista.

"É um estádio mais novo, foi pensado para maximizar as receitas e minimizar as despesas operacionais. O estádio foi feito para um faturamento médio anual de R$ 150 milhões", afirma.

SÓCIO-TORCEDOR

No entanto, para Amir Somoggi, os valores previstos pelo Corinthians são muito difíceis de serem alcançados.

"Para chegar a R$ 200 milhões eles teriam que aumentar em seis vezes o faturamento atual. Se eles chegassem a R$ 120 milhões já seria ótimo", afirma, lembrando que o clube ainda terá outros gastos além da manutenção do seu novo estádio.

"O Corinthians tem uma dívida com a Odebrecht [construtora do estádio] e a empresa vai querer o retorno do seu investimento. Ele pode faturar, R$ 100, R$ 150, até R$ 200 milhões, mas tem que ver se esse dinheiro vai para ele."

Para Somoggi, a melhor saída para um clube aumentar a receita do estádio é seguir o exemplo europeu e investir em programas de sócio--torcedor mais rentáveis.

"O exemplo do Barcelona é emblemático. A receita com o sócio-torcedor é pequena, mas o que ele gera de venda antecipadas de ingressos e de bilheterias mostra que o programa é muito importante para os clubes europeus", diz.

No Brasil, os clubes que têm programas mais semelhantes ao dos europeus são Grêmio e Internacional, que, mesmo com torcidas menores, arrecadam mais do que o Corinthians com suas arenas. (EDUARDO OHATA)

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