Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, junho 30, 2013

Del Bosque: um senhor adorável!

Rodrigo Cerqueira - 30/06/2013 - 08:13 Rio de Janeiro (RJ)

Vicente Del Bosque - Treino da Espanha (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)

 

Espanha preparada para treinar, jogadores no vestiário e comissão técnica em campo. Um senhor com poucos cabelos, um andar mais cauteloso e com um bigode daqueles chama a atenção. Um homem que é referência em seu país. Não só pelas conquistas esportivas, mas pela educação, comprometimento e respeito. Esse é Vicente del Bosque, técnico da Fúria, de 62 anos.

 

Del Bosque tem fama de sortudo na Espanha. Pelas conquistas profissionais e pessoais. É um homem de família, que é sua verdadeira e grande paixão. Casado com Trini, a quem chama de mulher da sua vida, tem três filhos: Vicente Junior, de 26 anos, Álvaro, de 23, e Gema, de 20. E foi justamente um dos filhos que mudou a vida do treinador por completo.

 

Álvaro, o filho do meio, tem Síndrome de Down. Nasceu em 6 de agosto de 1989. Poucos dias depois do parto, veio a confirmação do Down. Na época, Del Bosque era treinador do time de base do Real Madrid. E, quando soube, confessou que chorou muito com a esposa. Depois, até mesmo reconheceu um comportamento que não cabia diante do caso.

 

Para a família e os amigos, Álvaro foi um presente que a vida deu para Del Bosque. Uma das cenas mais emocionantes da vida do treinador foi na comemoração pelo título mundial de 2010. Ao chegar para os festejos na Espanha, o comandante foi recebido com um forte e emocionado abraço de Álvaro. O menino também foi uma das estrelas na comemoração com os jogadores. E até subiu no ônibus que fazia carreata por Madri.

 

Del Bosque com Felipão em premiação da Fifa (Foto: Oiver Morin)

COISAS DO DESTINO:
Quando Del Bosque jogava pelo Real, um menino com Síndrome de Down sempre visitava o CT. Certa vez, em entrevista, ele lembrou que “era muito divertido, que o tratava com muito carinho e que sempre tocava em seu bigode.”

 

Condecorações na Espanha
Cruz da Real Ordem do Mérito Esportivo
É a mais alta distinção que se entrega no esporte da Espanha. É anualmente concedido pelo governo do país, sempre a espanhóis de destaque em práticas esportivas e no fomento aos ensinamentos no esporte.

 

Cruz da Ordem dos Dois de Maio
É a máxima distinção que se concede pela Comunidade de Madri. Tem três categorias: Grande Cruz, Encomenda de Número e Cruz. Em caso de pessoa jurídica, o título se dá em forma de placa de honra.

 

Marquesado de Del Bosque
Título criado pelo rei da Espanha, Juan Carlos, para Vicente del Bosque. Foi concedido ao treinador da Espanha por conta da grande dedicação ao esporte espanhol e do fomento aos valores esportivos.

 

Conquistas
2 Títulos pelo Real
Da Liga dos Campeões tem Del Bosque no comando do Real Madrid: nas temporadas 1999/00 e 2001/02 

2 Títulos pela Fúria
Del Bosque conquistou com a seleção espanhola: um Mundial (2010) e uma Eurocopa (2012).

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima