Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, março 06, 2010

Redação Justiça Desportiva

Em 1994, o torcedor nordestino conheceu o Campeonato Nordeste, competição que reunia as principais e melhores equipes da região. Mas ela só durou até o ano de 2003, passando ainda dois anos sem competições neste período. Em uma ação inédita desde então, dirigentes de praticamente todas as Federações e que integram a Liga de Futebol do Nordeste se reuniram no dia 25 de fevereiro para preparar um documento, intitulado de “Carta de Sergipe”, para ser enviado à CBF, onde anseiam pela volta da competição. A expectativa é de que até o final deste mês o documento chegue à entidade que comanda o futebol brasileiro.

O documento é composto com sugestões de datas, período, forma de disputa e outros detalhes. A decisão pela volta da Copa Nordeste ficará a cargo de Ricardo Teixeira, presidente da CBF. A reunião, realizada em Aracaju, em Sergipe, foi classificada pelo presidente da Federação Sergipana, José Clarivaldo Souza, como um marco histórico.

“Essa reunião é histórica não só para o futebol de Sergipe, como também para o futebol do Nordeste, que com certeza resgatará uma competição, que foi muito importante no esporte regional, recuperando finanças dos clubes. O retorno do Campeonato do Nordeste revitalizará as finanças dos clubes e das Federações, pois é uma competição altamente rentável e com patrocínio definido”, lembrou o mandatário do futebol sergipano.

Já o presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues, ressaltou que sempre foi um incansável defensor da realização deste campeonato. “Fui um presidente que em todas as oportunidades que estive com o presidente da CBF mencionou o retorno do Campeonato do Nordeste. Em 2003, quando a CBF suspendeu o campeonato do seu calendário, a Liga de Futebol do Nordeste promoveu, mesmo sem a concordância da entidade máxima do futebol no país, a competição, e teve apenas e tão somente o apoio da FBF, que disponibilizou seu quadro de árbitros, delegados financeiros e todo o apoio técnico que foi preciso”, destacou o dirigente, em entrevista no siteoficial do FBF.

Também a favor do projeto, o presidente da Federação Pernambucana, Carlos Alberto Oliveira, só discordou que a proposta deva apresentar um período definido de disputa (três anos), assim com quer a Liga de Futebol do Nordeste e a CBF. “Tem que ser uma competição como o Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil. Nós do Nordeste teríamos a nossa competição reunindo clubes da região. Não ficaríamos dependentes de uma competição que valoriza mais os clubes das regiões Sul e Sudeste”, explicou o dirigente pernambucano, revelando mágoa com a importância dada ao futebol da região.

O modelo sugerido pela Liga do Nordeste para o retorno da competição é que, a princípio, ela contaria com a participação de 16 clubes, originalmente os fundadores da entidade nordestina. A competição seria disputada no segundo semestre deste ano, aproveitando os intervalos do Brasileiros nas datas utilizadas pela Copa Sul-Americana.

Confira os campeões de cada ano e os melhores colocados:

1994:
- Sport (campeão)
- CRB (vice campeão)
- Bahia (3º lugar)
- Cruzeiro de Arapiraca (4º lugar)

1995 - Não houve disputa
1996 - Não houve disputa

1997:
- Vitória (campeão)
- Bahia (vice campeão)
- Ceará (3º lugar)
- Sport (4º lugar)

1998:
- América de Natal (campeão)
- Vitória (vice campeão)
- Bahia (3º lugar)
- Santa Cruz (4º lugar)

1999:
- Vitória (campeão)
- Bahia (vice campeão)
- Sport (3º lugar)
- CSA (4º lugar)

2000:
- Sport (campeão)
- Vitória (vice campeão)
- Sergipe (3º lugar)
- Poções (4º lugar)

2001:
- Bahia (campeão)
- Sport (vice campeão)
- Náutico (3º lugar)
- Fortaleza (4º lugar)

2002:
- Bahia (campeão)
- Vitória (vice campeão)
- Náutico (3º lugar)
- Santa Cruz (4º lugar)

2003:
- Vitória (campeão)
- Fluminense de Feira (vice campeão)
- ABC (3º lugar)
- América de Natal (4º lugar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima