Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, julho 21, 2014

Museu do Catete dá abrigo a debate sobre o futebol feminino

DSC_2798-1072177_577x290

Aconteceu neste sábado (19), no Museu do Catete no Rio de Janeiro, um debate voltado ao Futebol Feminino, sob a organização do Estrela Nova e com a participação de pessoas de grande influência no meio da modalidade, como , René Simões , Jorge Alves, Mario Sergio Ribeiro, João Milhano, Rogerio e Thaissa, entre tantas personalidades. 

O debate foi presidido pela Cris do Estrela Nova, que teve um papel fundamental para com a realização do evento.

No salão paralelo do museu, concomitantemente  acontecia uma exposição sobre o futebol feminino no Brasil, desde seu surgimento até os dias de hoje.

O site futebolfeminino.info visitou a exposição e constatou o excelente trabalho realizado por profissionais que realmente entendem e querem a evolução da modalidade. Na parte externa do museu acontecia uma competição de Futebol Três, vencida pela equipe do Criciúma de Macaé.

O debate foi marcado por muitos pontos importantes, como a importância do trabalho de base e do planejamento eficiente do futebol feminino brasileiro.

No Brasil, quando uma jogadora chega a seleção brasileira sub/17, ela não tem quase nenhuma noção de tática, e essa é uma situação que precisa ser revista. Enquanto em muitos países a jogadora já chega com um bom conhecimento sobre tática nas categorias intermediárias, por aqui isso está longe de acontecer. Portanto, é necessário que se invista na base, seja nas escolas tradicionais, seja na formação específica originária nos clubes.

Segundo René Simões, o Brasil precisa se planejar e renovar seus métodos de formação também no futebol feminino. Simões não poupou críticas às recentes mudanças na CBF. “Como pode um agente de jogador de futebol  se tornar o  mais novo diretor de seleções da entidade”, indagou. René ainda disse: “Isso é  inaceitável , referindo-se à indicação de Gilmar Rinaldi.

Enfim, todos concordam que o debate havia sido um sucesso, pelas muitas coisas positivas que dele se poderia tirar para o futebol feminino brasileiro. O fato de se conseguir reunir pessoas que verdadeiramente se importam com a modalidade e que querem mudanças já representa uma vitória.

________________

Fonte: http://futebolfeminino.info/ – Adaptação: Benê Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima