Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, julho 16, 2014

Twitter ou Facebook? Copa do Mundo distingue natureza de cada rede social

Enquanto final foi evento mais comentado no Facebook, goleada alemã sobre o Brasil na semifinal foi o mais falado no Twitter, e esta diferença ilustra comportamento do usuário

Por Rodrigo Capelo - São Paulo (SP)

 

Entender como se comporta o consumidor em redes sociais é fundamental para qualquer empresa que se disponha a interagir com ele. E a Copa nos fez um favor muito grande ao distinguir claramente quem é o usuário do Twitter e quem é o do Facebook.

No Facebook, o evento mais falado foi a final, com 280 interações de 88 milhões de pessoas. Isso inclui posts, likes e comentários. Os EUA foram mais participativos, com 10,5 milhões de indivíduos, seguidos por Brasil, com 10 milhões. Lembrando: a rede tem 1,3 bilhão de usuários.

Já no Twitter a decisão foi a segunda mais comentada. A vitória da Alemanha sobre o Brasil por 7 a 1, sim, gerou mais interações, com 35,6 milhões de tuítes contra 32,1 milhões. Foi o evento esportivo mais tuitado da história da rede que tem 255 milhões de usuários.

Por que a final rendeu mais no Facebook e a semifinal no Twitter? Por causa da natureza das partidas. A goleada alemã foi inesperada, dramática, até ridícula. É disso que o tuiteiro gosta. Já a decisão foi parada, sem gols, mas era histórica. Assim como um casamento, quando não há muito o que se falar, mas todo mundo quer dizer algo para marcar presença.

No Twitter se fala de fatos surpreendentes e inesperados. No Facebook, as pessoas gostam de falar dos sentimentos delas em relação a eventos ímpares. Em tempo: esta é uma leitura recorrente nas redes sociais. Não a inventei agora. Mas a Copa a deixou cristalina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima