Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 02, 2009

A descoberta da roda no futebol
O conhecimento, a liderança, a disciplina, o discernimento e a simplicidade demonstrada pelo treinador no dia a dia com os jogadores são fundamentais para o caminho das vitórias
Ronald de Carvalho
Uma das primeiras descobertas do homem foi a roda. E até hoje, em quase todos os setores da nossa vida, há pessoas que acreditam haver descoberto todas as respostas quando julgam que alguma coisa não vai bem. São os famosos descobridores da roda. A credulidade pela nova solução encontrada é tanta que não conseguem enxergar que, na maioria das vezes, ela é tão antiga quanto a roda.

O futebol inserido neste contexto sofre dos mesmos males. Para o bem dele, muitos dos seus princípios permanecem imutáveis. E sem que muitos percebam – principalmente pelos descobridores da roda - são eles que mantém acesa a nossa paixão pelo futebol.

O futebol é um jogo, nada mais do que isso. Com toda a sua exuberante riqueza mostrada através do desenvolvimento imaginário dos seus participantes. Existem as regras para torná-lo exeqüível e o resultado para transformar as paixões. É a essência do jogo de futebol.

São os jogadores os principais responsáveis não apenas pelas vitórias, mas também pelas derrotas. Não há prevalência nos sistemas táticos. Todos são viáveis, quando funcionam.

O conhecimento, a liderança, a disciplina, o discernimento e a simplicidade demonstrada pelo treinador no dia a dia com os jogadores são fundamentais para o caminho das vitórias. É o chefe do forte. E tal qual como nos filmes que víamos antigamente, quando o chefe saía do forte, os índios o invadiam...

O que mais temos visto são índios tentando invadir o forte. Quando o chefe é forte, quando ele tem personalidade para não permitir descobridores da roda, o resultado surge naturalmente, para desespero dos índios...

O Corinthians do Mano Menezes acaba de demonstrar isso com clareza. E o Veron é o exemplo clássico de como um jogador só faz a diferença num jogo de futebol.

Um treinador e um jogador mantendo alguns dos princípios imutáveis do futebol. Os Deuses agradecem!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima