Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 11, 2013

Eddie Pasveer, preparador de goleiros do Heracles Almelo

"O goleiro é um jogador extra", diz o experiente profissional que atuou na função

Equipe Universidade do Futebol*

O Heracles Almelo tem ficado conhecido como um time que gosta de jogar um futebol ofensivo, e este foco é reforçado pela sua ênfase no jogo posicional. O Heracles Almelo também foca no goleiro, que tem um papel importante a desempenhar, pois muitas vezes e considerado como a "última linha de defesa".

O goleiro é um jogador essencial na linha, sim! Ofensiva e defensivamente. "Quando temos a bola, não jogamos com 10 jogadores de linha e um goleiro, mas inclusivamente com 11 jogadores de linha, porque podemos tocar a bola para o goleiro a qualquer momento". É dessa maneira que Eddie Pasveer enxerga o jogo.

O ex-goleiro tem sido responsável pelos atletas desta função no Heracles desde 2006. Durante sua carreira, ele atuou principalmente por FC Twente e De Graaf-Schap, mas a sua paixão duradoura de ter jogado como camisa 1 garantiu que iria seguir a carreira como preparador.

Dentro de sua filosofia de trabalho em Almelo, Pasveer compartilha sua visão de treinamento de goleiros: “Na minha opinião, é muito importante que um goleiro saiba jogar com a bola, porque, então, ele pode ajudar a equipe com o jogo posicional, taticamente”, diz Pasveer.

Além de um bom chute, o goleiro pode "passar" a bola, no momento ofensivo, a distâncias superiores a 60, 70 metros, e é sempre possível servir de apoio aos defensores, atuando na virada das ações. “Nossos goleiros têm que desenvolver a antecipação, assumir riscos com confiança e coragem para jogar na frente do gol, protegendo, recebendo, controlando e distribuindo a qualquer hora”, completa.

Nesta entrevista concedida à Soccer Coaching International, revista holandesa que é parceira daUniversidade do Futebol, o profissional fala ainda metodologias de treinamento e exemplifica alguns exercícios práticos.

Universidade do Futebol  Qual é a sua avaliação sobre o nível dos goleiros em atividade na Holanda?

Eddie Pasveer 
– Eu diria que não há muitos goleiros na Holanda que sabem jogar futebol, ficando conectados e sendo parte dos jogadores de linha também. Devido ao fato de compartilharmos nossa categoria de base com o FC Twente – e também com o Enschede –, temos que recrutar nossos goleiros. Portanto, ser capaz de jogar com a bola no pé é algo muito valioso no nosso processo de avaliação.

Remko Pasveer e Dennis Telgenkamp, emprestado ao Cambuur Leeuwarden, sabem jogar com a bola do jeito que eu descrevi. Telgenkamp foi o nosso goleiro reserva na última temporada (depois de Remko Pasveer), mas ele desenvolveu habilidades excelentes, e é por isso que o emprestamos para o Cambuur (da Jupiler League, a segunda divisão holandesa). Inicialmente, os goleiros, tanto quanto cada jogador, precisam de certas habilidades e técnicas que são depois incorporadas no jogo tático.
 


 

Universidade do Futebol  Defina a plataforma de jogo do Heracles Almelo e como o goleiro se insere nesse processo.

Eddie Pasveer – O Heracles joga no sistema 1-3-4-3 e é por isso que os nossos goleiros têm a função de antecipar e cobrir o espaço atrás dos zagueiros, jogando na frente do gol. Quando no momento da posse, efetivamente ele é um líbero.

É muito importante ter um bom posicionamento no gol, também. Assim, os goleiros têm que ter boa visão de jogo, também. Eles devem saber onde a bola vai cair e antecipar os atacantes rivais.

Quando um goleiro está à procura de uma boa posição, noto que vários deles deixam o primeiro poste vulnerável, quando é mais fácil de cobrir, exigindo, portanto, o tempo de reação menor. Muito por conta disso, inicialmente trabalhando com seus pontos fortes, você estará mais bem preparado para lidar com o outro cenário (segundo poste).



No sistema 1-3-4-3, os goleiros têm a função de antecipar e cobrir o espaço atrás dos zagueiros, jogando na frente do gol, explica Pasveer

 

Universidade do Futebol Há um treinamento específico dos goleiros? Explique um pouco sobre as atividades cotidianas.

Eddie Pasveer – No Heracles, treinamos muito próximos ao gol, pois prestamos muita atenção na posição tomada – algo em torno de cinco metros em frente ao gol. Com estes exercícios, os goleiros devem reagir rapidamente e este processo é usado para descobrir se eles têm o dom para antecipação de chutes e uma boa posição em relação à bola ou não.

Então, dependendo do seu nível, podemos testá-los ou desafiá-los ainda mais, só para ver o quão bons eles realmente são.

Nosso ex-goleiro Martin Pieckenhagen é um bom exemplo de que quando chegou ao Heracles ele ficava na linha. Trabalhamos com ele, então, a antecipação da bola, a fim de encontrar uma posição melhor. Reflexivamente, ele aprendeu com os erros e com os treinos. A forma técnica do Pieckenhagen melhorou muito, e ele sabia que era atribuído ao treinamento e à realização de posicionamento antecipatório.
 




Universidade do Futebol  E a metodologia?

Eddie Pasveer – Quando treinando goleiros, assim como outros jogadores, eu implemento uma estratégia proposital e guiada para o desenvolvimento. Na preparação para a temporada, eu sempre começo garantindo que os goleiros estejam em boa forma física. 

Eu tenho usado o meu próprio método de treinamento de força funcional, utilizando a “varioband”, resistência elástica com três comprimentos diferentes (de 2, 4 e 6 metros que podem ser ajustados para cada indivíduo e cada objetivo do treino), ajudando com força, equilíbrio e postura posicional, com e sem a bola.

Isso também gera uma relação entre a força e a reação apropriadas, acelerando e também fortalecendo as reações rapidas. Mais para frente na temporada, é mais uma questão de manter os níveis de força, aptidão e os bons treinos e técnicas já desenvolvidas e trabalhadas. A estrutura de treinos durante a semana é adaptada ao redor e preparando para os jogos.



No método de treinamento de força funcional, Pasveer usa a “varioband”, resistência elástica com três comprimentos diferentes, ajudando com força, equilíbrio e postura posicional 
 

 

Universidade do Futebol  O planejamento estratégico do goleiro se baseia em que preceitos?

Eddie Pasveer – Também planejamos e nos preparamos contra os adversários que vamos enfrentar durante os jogos. O FC Twente, por exemplo, joga bastante pelas alas, por isso sabemos que estaríamos lidando com muita abertura e bolas vindo das laterais. Então, nesse exemplo, durante a semana antes de jogar contra esta equipe, temos que trabalhar, do ponto de vista de um goleiro, o posicionamento dentro dos 5, 7 metros dentro da área, saindo do gol nos cruzamentos e protegendo o primeiro poste.

Além disso, vamos assistir a vídeos de situações de jogo e discutir quais serão as melhores abordagens a serem tomadas. Pela análise de vídeo, um goleiro pode reflexivamente avaliar seu desempenho e aprender com ele. Estamos jogando com apenas três defensores, sendo que anteriormente tínhamos dois zagueiros e dois laterais. O goleiro tem que cobrir os dois zagueiros centrais e instruí-los posicionalmente.

Nós discutimos muito estas questões, o que faz com que todos estejam cientes de seu comportamento e os resultados de suas escolhas: uma boa base para aprender e melhorar com isso.



  "Pela análise de vídeo, um goleiro pode reflexivamente avaliar seu desempenho e aprender com ele", avalia o preparador do Heracles

 

Exercicios



Movendo-se na linha do gol

Organização
- Goleiro 1 encontra-se no ponto inicial
- Goleiro 2 faz um cruzamento rasteiro
- Goleiro 1 avalia a stiuação e sai da sua linha
- Goleiro 3 chuta a bola no segundo poste
- Goleiro 1 avalia a bola e faz a defesa no segundo poste
- Goleiros trocam de posição depois de cinco repetições

Pontos para o treinador
- Antecipação da posição em relação à bola
- Vá em direção à bola
- Comece abaixado para aumentar a força de reação (explosiva)




Como lidar com um cruzamento

Organização
- Goleiro 1 está na posição inicial
- Goleiro 2 faz um cruzamento alto
- Goleiro 1 avalia a bola e faz a defesa
- Goleiro 1 joga a bola com a mão no canto do goleiro 3
- Goleiro 3 faz a defesa da bola do goleiro 1 
- Goleiros trocam de posição depois de cinco repetições

Pontos para o treinador
- Postura aberta e posição definida em relação à bola 
- Ao avaliar a bola: atacar a bola
- Pegar a bola em seu ponto mais alto
- Ao jogar a bola com a mão: direção bem definida


*Tradução: Thales Peterson

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima