Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, maio 02, 2008

OPINIÃO

BREVES E SEMIBREVES "
.
.
Uma no cravo, outra na ferradura

Não sei se o torcedor alvinegro deve agradecer ao Lula Pereira ou agradecer pelo Lula. Mas há também a opção de não agradecer nem a um nem pelo um. Só o futuro o dirá...

Fico a me perguntar, como um clube como o Ceará Sporting pode ser tão dependente de 'ajudas' e situações tão incompatíveis com uma moderna gestão do futebol. Como pode?

Ao ouvir o recém-contratado Allan Dellon atribuir sua decisão de vir jogar no Alvinegro à presença de Lula, sobrevêm-me a seguinte questão:

- Estará permanência do atleta intrinsecamente ligada à estabilidade do treinador Lula?

Outra. Diante dessa verdadeira 'indústria da contratação' que tem sido o time de Porangabuçu, estará aí justificada a volta de Lula Pereira? Será Lula hoje, o parceiro que se transformará no presidenciável de amanhã? Sim, porque até aqui Lulão representou mais a figura do político em campanha que a do técnico alvinegro.

Triste sina a do Vozão!

(...)


Antes só que mal acompanhado?

Negar os méritos das pessoas que os têm, não faz parte de uma boa prática de análise. Razão suficiente, pois, para que rechacemos tal atitude. Outra visão que condenamos é a do maniqueísmo, que simplifica as coisas a tal ponto que acaba não considerando o ‘espectro cromático’ intermediário que vai do ‘branco ao preto’.

Quer nos parecer que Zacarias Silva e Kleber Lavor têm melhor desempenho quando possuem maior liberdade, isto válido principalmente para o primeiro. Quando trabalham em conjunto, um tolhe os passos do outro – o que até certo ponto nos parece natural.

Em face do que acabamos de expor, parece-nos lícito imaginar que no ICASA desta temporada não existe um único e solitário problema. Subsistem, problemas – no plural. A começar por algumas atitudes de sua direção. Podemos elencar:

- A má formação do elenco da atual temporada;

- a posição flagrantemente autoritária do diretor de futebol, Kleber Lavor;

- a submissão do presidente da executiva, Zacarias Silva, à direção de futebol;

- O modo pusilânime como agiu a direção frente aos problemas criados por atletas;

- o equívoco de manter o técnico Play Freitas quando sua liderança estava comprometida;

- o erro da demissão de Play a três dias da partida decisiva;

- o modo de como o treinador foi demitido;

- a atitude isolada do diretor de futebol sem ouvir o presidente;
.
- a má condução da negociação com a televisão para transmissão do jogo em Juazeiro;

- entre outras...


Benê Lima
benecomentarista@yahoo.com.br
85 88985106
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima