Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, maio 29, 2008

EXEMPLO DE UM 'PENSAR PEQUENO'

Até quando? Até quando?
================
.
O glorioso CEARÁ SPORTING CLUB nos parece estar no rumo certo. Contudo, é necessário que as pessoas que representam um clube da grandeza histórica do Ceará, entendam que é preciso que elas deixem de lado certas atitudes que nada acrescentam à agremiação.
.
Pelo contrário, atitudes como esta que está no Portal Oficial do Clube, são dignas do repúdio das pessoas sérias que integram o trade futebolístico.
.
Dito isto, é importante que fundamentemos ainda mais nossa opinião, trazendo mais informações e considerações sobre o caso.
.
Antes, dizer que reconhecemos o esforço que tem sido feito para recolocar o Ceará Sporting Club no lugar de destaque que ele merece. É visível o maior empenho e a melhor performance da atual diretoria em relação à anterior.
.
Outro fator diferencial a favor do grupo diretivo que aí está, pode ser traduzido pelo grande poder de mobilização que ele tem arrigimentado em torno de si. Isso tem tido um efeito centrípeto extraordinário, ao tempo em que provoca uma espécie de catálise entre os alvinegros. Portanto, nada mais positivo.
.
Entrementes, temos identificado algumas atitudes 'xerocopiadas' de clubes com identidade díspar da dos nossos, mas, talvez, por um inexplicável e atávico complexo de inferioridade, preferimos plagiar, ípsis líteres, o que é feito para um contexto sócio-cultural diferente do nosso. E, nisto, Ceará e Fortaleza agem como se fossem verdadeiros irmãos siameses. Aliás, está bem o próximo o dia em que o torcedor, dito e tido como comum, será descredenciado -- já que desprestigiado ele já o vem sendo há muito.
.
Não obstante todo o respeito que mantemos pela importância histórica que os proclamados 'cardeais' alvinegros e tricolores devem arrebanhar, fica nosso alerta para o fato de que o futebol de hoje já não compreende algumas das práticas ultrapassadas que mentes anacrônicas insistem em difundir, e cabe aos que querem verdadeiramente a modernização do nosso futebol, resistirem ao ideário de inspiração fascista que teima em retinir aos quatro cantos do ambiente futebolístico.
..
Infeliz idéia de um 'cardeal alvinegro', que ao não proferir o vocábulo fortaleza nem utilizá-lo na escrita, nem mesmo como a denominação da capital de seu estado, acabou dando um rotundo mau exemplo, que até hoje vem sendo seguido por alguns de seus 'correligionários'.
.
Que os que fazem o Portal Ofical do Ceará Sporting Club, corrijam e reparem o equívoco histórico de plantarem mais uma 'semente transgênica' da discórdia, e do incitamento à violência.
.
Ficamos a imaginar que, daqui a pouco, uma onda crescente de atitudes de igual gênero poderá fazer prosperar uma deneração ainda maior do ambiente social, como um subproduto de todo o DESVALOR que tem tomado conta da grande maioria dos seres humanos.
.
A capital do estado do Ceará foi, é e será Fortaleza. Portanto, que torcedores, dirigentes e cronistas de diferentes colorações se apercebam do quanto estão se deixando imbecilizar por uma rivalidade que tem cada vez mais assumido ares de idiotia.
.
(A figura ilustrativa acima é real, e foi reconstruida de acordo com o original, obtida no dia de hoje, no Portal Oficial do Ceará Sporting Club.)
.
.
Benê Lima
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima