Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, maio 09, 2008

EXEMPLO DE TRANSDISCIPLINARIDADE


Atlético-PR adota treino ‘visual teórico’ para as categorias de base

Jovens atletas aprendem sobre tática e analisam as partidas por vídeo

Equipe Cidade do Futebol

Duas vezes por semana, os atletas da categoria juvenil do Atlético-PR realizam um treino visual teórico comandado pelo técnico Marquinhos Santos. Sentados em uma espécie de sala de aula, os garotos assistem os vídeos de suas partidas, analisam erros e acertos e aprendem sobre posicionamento tático.

“Visamos desenvolver a parte cognitiva dos atletas, que é entender e compreender melhor as situações táticas e suas funções como jogador dentro do campo. Também assistimos a um resumo do jogo com acertos e erros da equipe. Queremos a melhora dos atletas em campo”, explicou Marquinhos Santos ao site oficial do Atlético-PR.

Em alguns momentos Marquinhos mescla imagens dos jogos dos garotos com partidas da equipe profissional para explicar melhor as funções táticas.Segundo o treinador da categoria juvenil, os garotos têm recebido bem a metodologia.
.
“Acredito estar dando muito certo. As imagens são um feedback para todos. Sem dúvida os jogadores compreendem o que está acontecendo, pois temos o auxílio das imagens para mostrar as coisas que se passam durante a partida”, finalizou Marquinhos.


http://NAAREA.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima