Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, maio 15, 2008

'AFINIDADE' NA TRUCULÊNCIA


Juízo para os que não o tem; educação para os sem eira

Entre ter eira ou beira, melhor é prover a si próprio de bons princípios, que servirão de suporte para quando se tem eira e beira .

..

Erandir e Preto foram protagonistas das jogadas mais violentas do campeonato cearense desta temporada. Fizemos menção a isto aqui também neste blog, não só para reprovar as atitudes de ambos, mas sobretudo para levar a estes dois bons atletas nosso repúdio a esta faceta sombria do futebol praticado por eles, desse modo propiciando a ambos o poder de refletirem sobre esse aspecto negativo de suas atuações.

Pelo que nos foi dado observar, os valorosos atletas do Fortaleza Esporte Clube assumiram uma postura de maior equilíbrio, no que pese uma recaída aqui outra acolá. E o que disto resultou foi a melhoria do futebol praticado pelos dois, principalmente o de Erandir, que acabou se constituindo numa peça decisiva para a evolução do time tricolor na reta final da competição tupiniquim.

Feito o registro do bom futebol dos dois atletas, é forçoso que outra vez repudiemos a atitude tanto de Erandir quanto de Preto, ao tentarem intimidar a dois profissionais de imprensa, os companheiros Nodge Nogueira, do Sistema Verdes Mares de Comunicação, e Bruno Formiga, do Sistema O Povo de Comunicação.

Vale lembrar que a gravidade do ato destes moços assume proporção ainda maior, se considerarmos a característica quase invariavelmente sectária da relação setorista-clube aqui existente. Logo, nem motivação há como fato gerador de uma ação que contenha injustificável teor intimidativo.

Variados são os aspectos a serem considerados como elementos facilitadores, para que alguns jogadores se achem no direito de praticarem tal atitude contra profissionais da crônica esportiva, e entre eles podemos enumerar:

- a fragilidade da relação entre os clubes e seus atletas;

- a falta de diretrizes oriundas das entidades de prática desportiva dirigidas a seus subordinados;

- a falta de uma atitude formadora de cidadania por parte dos nossos clubes;

- a falta de uma melhor formação de atletas e dirigentes;

- a falta de força política das entidades representativas das categorias implicadas (radialistas e jornalistas);

- a falta de uma atuação firme de defesa da categoria por parte da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará - APCDEC;

- a falta de um saudável corporativismo e de solidariedade dos profissionais da área (cronistas desportivos ou esportivos), entre outros.

Além do nosso total REPÚDIO à atitude que Erandir e Preto protagonizaram, coadjuvados pelo atleta Juninho, cobramos da direção do clube envolvido e das entidades que nos representam, uma atitude digna e firme no sentido de repudiarem tal atitude desrespeitosa e intimidativa, a fim de que possamos exercer nossa atividade sem termos que nos deparar com tal constrangimento.

Fica nossa expectativa de que possamos todos contribuir para fazermos do futebol um ambiente permeado por cidadãos e pelo exercício do direito à livre expressão, condição basilar da democracia.

A nossa solidariedade aos colegas envolvidos, e a certeza de que podem contar conosco em quaisquer lutas legítimas pelo engrandecimento da categoria.

.

Benê Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima