Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, maio 05, 2008

O PISOTEAMENTO DOS VALORES


Inter comemora: Juventude não subiu ao palco armado para a premiação ------------------------------------ Foto: Ricardo Duarte

Etiqueta no futebol

Fernanda Zaffari

A festa da final do Campeonato Gaúcho foi bonita, e o Internacional está de parabéns — e o segundo colocado também, o Juventude. Mas alguns detalhes podem fazer a diferença nas próximas comemorações.

Futebol é esporte, paixão e negócio. E, por isso, é cada vez mais profissional e organizado. Assim, respeitar os protocolos de uma cerimônia — que, neste caso, incluía Inter e Juventude juntos em campo para execução do Hino Riograndense —, é conduta óbvia. O time da Serra simplesmente não apareceu. Há cerimoniais que podem parecer frescuras, mas não são.
O futebol brasileiro poderia se inspirar em competições internacionais, em que os dois times são obrigados a entrar juntos em campo, acompanhados de torcedores mirins. Isso esquenta o clima, inspira a torcida e, principalmente, mostra de forma civilizada que duas equipes profissionais entram em campo para uma disputa, e não para uma guerra.

Outro cerimonial que poderia ser copiado é o da valorização do segundo colocado. Ontem o Juventude não subiu ao palco, armado para a premiação. Somente o capitão do time apareceu. Não não está certo. Todos esses detalhes fazem com que o futebol seja mais respeitado e, por que não, mais apaixonante.

Hoje à noite ocorrerá um bom exemplo disso. Os melhores do Campeonato Gaúcho serão reconhecidos e festejados com uma comemoração no Theatro São Pedro. Um belo exemplo em que adversários sentarão lado a lado, trocarão brincadeiras e provocações. Mas tudo de forma muito civilizada.
.
.
http://NAAREA.com
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima