Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, maio 05, 2008

Outra vez show de imagem de Natinho Rodrigues




Será que ganhou o melhor?

A pergunta parece ter um quê de obviedade, mas é muito mais uma proposição para questionarmos velhos conceitos

Mais do que nunca temos estado atento ao que se diz no campo esportivo, mormente quando pronunciado por pessoas ditas especialistas na análise do futebol.

É muito comum a aceitação de que, em regra, toda vitória é considerada justa e merecida, quando sabemos que a coisa não é bem assim. Primeiro precisamos questionar a validade de certos conceitos e assertivas, para que possamos refundar a escala de valores da qual nos valemos para promovermos tal apreciação da matéria futebol.

Neste sentido, nada soa mais oportunista que a justificativa de justeza de um resultado -- pricipalmente aqueles placares parciais --, tomando-se por base o quase sempre 'casuístico' nível de aproveitamento das oportunidades.

Quem nunca viu uma versão de scout em sua inteireza, até pode pensar que o nível de aproveitamento seja o mais significativo dos parâmetros de análise do rendimento de uma equipe. E para quem analisa uma única partida, até que dá para enganar e enganar-se. Porém, para quem pretende fazer uma análise séria e profunda, nada mais confiável e justo que considerar a produção da equipe sob todos aspectos que possam ser mensurados.

Considerando, pois, que não basta às equipes realizarem bem o que planejam, faz-se necessário lembrar que o alcance daquilo que almejam, é de suma importância para validar a eficiência do processo. Portanto, levando-se em conta as diferenças sutis entre eficácia e eficiência, chegamos à conclusão de que o FORTALEZA ESPORTE CLUBE representou, se não o ápice do bem fazer, ao menos conseguiu atingir o ponto mínimo da produção de resultados com eficiência e eficácia. Se não produziu as melhores impressões, obteve, com muito mérito, o mais significativo resultado.

Diríamos que dentro de um prisma de apreciação global, desta feita tivemos um ganhador com uma melhor média, considerados todos os quesitos, no que pese nos parecer ter sido o Horizonte o time de mais vistoso futebol.


Benê Lima
benecomentarista@yahoo.com.br
85 8898-5106

* * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima