Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, maio 06, 2008

AS BOAS DO MARCELO DAMATO

Por linhas muito tortas
.
A premiação dos melhores do Paulista foi um retrato da competição, de todos os seus problemas e acertos.
.
Ainda irritado com o episódio do gás, o São Paulo boicotou a festa. Concentrou a equipe na segunda-feira, o que quase nunca faz, e disse que dessa maneira Miranda e Hernandes não poderiam ir.
.
Mesmo ausentes, os dois venceram seus prêmios.
.
Ao contrário do Campeonato do Rio, que pôs três meias e um volante no meio-campo, em São Paulo, a composição foi inversa, com excesso de volantes. A falta de meias foi de fato uma marca nesse campeonato. Quem teve Valdívia levou muita vantagem. Mas Elias, Michel e Jorge Wagner jogaram mais do que Pierre - criticado em boa parte da competição.
.
Também curioso foi o fato de a melhor defesa do campeonato não ter nenhum representante na seleção.
.
Igualmente chama a atenção de que, Santos e Corinthians, que nem chegaram às semifinais, tiveram seus representantes. O Guaratinguetá, que terminou a fase de classificação, em primeiro lugar não teve nenhum.
.
É a velha regra 19 aplicada pelos eleitores. Como sempre acontece, os olhos estão sempre virados para os grandes, e os pequenos pagam por isso. Como aconteceu nos jogos.
.
Mais do que todos, quem se destacou nesse campeonato foram os técnicos.



A bronca do capitão

O zagueiro Fábio Luciano não ficou calado diante dos microfones.
.
Eleito o melhor zagueiro esquerdo do campeonato, apesar de jogar na direita, criticou o sistema de escolha.
.
Afirmou que ele e Thiago Silva foram colocado em posições diferentes na hora da votação para que pudessem ser escolhidos juntos - o que aconteceu. Deixou claro que queriam grife no pódio.
.
Afirmou que seu colega Ronaldo Angelim merecia mais o prêmio de melhor zagueiro esquerdo do que ele.
.
De resto, a melhor seleção não teve surpresas, com Bruno, Wagner Diniz, Juan, Túlio, Ibson, Thiago Neves, Lúcio Flávio, Wellington Paulista e Washington. Tudo redondinho, quatro do Flamengo, três do Flu e do Botafogo e um do Vasco.
.
Só não deu para entender por que Lúcio Flávio foi o melhor jogador do campeonato. Não assisti muitos jogos, mas o tempo todo li e ouvi que, fora o Wellington Paulista, a força do time era o conjunto. Além disso, Lúcio Flávio foi um dos principais responsáveis pelo desequilíbrio emocional do Botafogo na final da Taça Guanabara.



Trocaram 6 por -6



É difícil entender a lógica dos cartolas.

.
Para substituir Joel Santana, o Flamengo contratou alguém que é seu oposto.
.
Um é grande, o outro, pequeno.
.
Um é sábio, o outro, estudioso.
.
Um é experiente (27 anos como treinador), o outro, quase novato (seis anos).
.
Um é conservador, o outro, moderno.
.
Um não se preocupa com a aparência, o outro, sim. Demais.
.
Um foi zagueiro*, o outro, meia.
.
Um tem fama de retranqueiro, o outro, de ofensivo.
.
Um é calmo, o outro, agitado.
.
Um é famoso por saber lidar com os jogadores malacos, inclusive Romário. O outro não soube administrar Edmundo.
.
Um agüentou o rojão do Flamengo, o outro pediu para sair do Palmeiras dizendo que a pressão estava demaisada.
.
Um tem nove títulos estaduais, um brasileiro e um da Mercosul, o outro, nada, nenhum caneco.A principal competição do Flamengo no ano é a Libertadores. Caio Júnior jamais participou dela.
.
A comparação do desempenho recente dos dois técnicos acentua ainda mais o contraste.
.
Joel pegou o Flamengo em penúltimo lugar e o levou ao terceiro lugar no Brasileiro. Em 2008, foi campeão estadual e vai entregar o clube nas quartas-de-final da Libertadores.
.
Desde que Joel assumiu o Flamengo, Caio perdeu uma vaga na LIbertadores pelo Palmeiras, ao obter apenas quatro pontos nas últimas seis rodadas. No Goiás, tornou-se o primeiro técnico na história do clube a perder uma final para uma equipe do interior. Foi batido nos dois jogos. No meio dos dois, foi eliminado pelo Corinthians da Copa do Brasil, na única vez no ano que o clube paulista marcou quatro gols (o jogo contra o Barras não conta).
.
Não gosto de fazer previsões, mas me parece que o Flamengo errou em cheio.
.
..
* texto corrigido
.
.
http://NAAREA.com
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima