Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, agosto 29, 2012

A realidade em Pelé corresponde à atualidade em Messi

Benê Lima

Pelé e Messi não são caras-metades…

Na filosofia mística, faz-se distinção entre os conceitos de REALIDADE e ATUALIDADE. Esta, necessariamente, inclui nossa percepção através da mente objetiva. Portanto, nem tudo que é REAL, é, para nós, ATUAL, pois a atualidade requer nossa percepção objetiva, além do conhecimento de uma dada realidade.

Isto posto, creio que uma boa proposta para acomodarmos a rivalidade entre Pelé e Maradona, brasileiros e argentinos, já que Messi nem de longe demonstra qualquer preocupação com essa pendenga, seria considerarmos que Pelé é a realidade etérea, mística, espiritual e sobrenatural, enquanto Messi é a atualidade, artística, concreta, apologética, por hora antissurealista, mas apenas por não ser ainda uma obra encerrada, por isso ainda sujeita a acréscimos que a engrandeçam mais e mais.

Pelé e Messi, Messi e Pelé, ambos artistas, gênios, logo com obras e características incomuns, incomparáveis, até mesmo entre eles. Cada um renascentista, agentes ativos da criatividade e da inovação, nascidos em sua época, em seu tempo, contudo, paradoxalmente estrelas que expressam como ninguém a atemporalidade.

 

Messi e Pelé no prêmio Bola de Ouro da FIFA (Foto: AP)… e sim individualidades dignas do maior respeito dos desportistas do planeta

É quase insano discutir quem é o melhor deles, se Pelé ou Messi, ou mesmo Maradona. Poderíamos até considerar que gênios não possuem pátria; são patrimônio da humanidade, são símbolos supranacionalistas, que estão em consonância com a vigência do conceito de globalização.

Não façamos apostas que utilizem os gênios como fator de discussão. Eles não se prestam a discussões. Gênios são passíveis de apreciação encomiástica, admiração, louvação, ode, e mais...

Na caixa de diálogo dos processadores de textos, Pelé e Messi não devem ser aceitos com tarjas ou sublinhas de nenhuma cor, mas sim devem ser adicionados aos dicionários como vocábulos reconhecidos.

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima