Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, agosto 09, 2012

Marcelo Lima, coordenador técnico das categorias de base do São Paulo

Profissional fala sobre trajetória, funções no CFA de Cotia e os benefícios da formação no clube
Equipe Universidade do Futebol

Há cerca de quatro meses, o São Paulo passou a contar com René Simões como novo diretor técnico do departamento de formação de atletas do clube. O treinador formado em Educação Física e membro do painel de instrutores da Fifa iniciou em março os trabalhos no Centro de Formação de Atletas (CFA) Laudo Natel, em Cotia, com a perspectiva de, no futuro, ser o responsável pela integração entre o elenco profissional e as equipes de base.

Mais recentemente, a equipe principal tricolor ganhou um nome de peso e com visão integrada ao projeto desenvolvido no outro departamento: Ney Franco, ex-coordenador das categorias de base da CBF e com acúmulo de passagens por diversos clubes do Brasil.

“Com toda sua experiência e vivência no futebol, tanto em nível de clube quanto de seleções, o René Simões tem muito a agregar ao São Paulo e a nossa metodologia de trabalho”, comentou à época da contratação o diretor de futebol de base Marcos Tadeu Novais.

Já Ney Franco, logo em sua apresentação oficial, disse ter evoluído muito na seleção brasileira, com a disputa de um Sul-Americano e um Mundial Sub-20. 

"Conquistei títulos e tive oportunidades de enfrentar seleções de várias escolas. Isso me ajudou muito para entender o futebol. Eu evoluí até taticamente. Acho que você aumenta seu repertório de exigência quando comanda a seleção, já que você tem disponível todos os jogadores com muito potencial”, argumentou o mineiro.

Tanto Simões, quanto Ney, juntam-se agora a Marcelo Rodrigues de Lima. Bacharel em Esporte pela USP e com Habilitação Técnica em Futebol pela mesma universidade, ele é o coordenador técnico das categorias de base do São Paulo.

Lima, que possui especialização em Fisiologia do Exercício e em Iniciação à Pesquisa Científica pela Unifesp, concedeu entrevista em vídeo à 
Universidade do Futebol
 e falou sobre a trajetória no clube, as funções desempenhadas com os jovens talentos e os benefícios da formação cultural e pedagógica.



TRAJETÓRIA PROFISSIONAL
 

"Sou formado na USP, bacharel em esporte e com habilitação em futebol. Fiz pós, ingressei no São Paulo em 2001 como estagiário, na categoria sub-20, depois passei para auxiliar de preparação fisica"
(Marcelo Lima)







PRINCIPAIS FUNÇÕES DO COORDENADOR TÉCNICO

"A primeira forma foi fazer uma estratégia de ação entre as comissões para deixar o treinamento mais específico e mais próximo um do outro. Utilizamos a preparação física, entramos no treinamento integrado e conseguimos avançar para o lado tático"
(Marcelo Lima)



PROCESSO DE DETECÇÃO, SELEÇÃO E CAPTAÇÃO DE TALENTOS NA BASE

"Observar o talento desde os 10 anos é fundamental. A parte física ele desenvolve naturalmente aqui no CFA, mas a técnica, tática e social vem da pessoa mesmo
(Marcelo Lima)
 






ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DOS ATLETAS DA BASE NO CLUBE

"No setor de captação e no social é onde o São Paulo mais investe"
(Marcelo Lima)
 







BENEFÍCIOS DA FORMAÇÃO CULTURAL E PEDAGÓGICA PROPOSTA PELO SÃO PAULO

"A cognição escolar é transferida para o campo desde que haja estímulos para tal. Por isso nossos treinamentos são integrados, só que sem esse estimulo não adianta nada mexer na escola"
(Marcelo Lima)

 






COMO OCORRE A CAPTAÇÃO DE ATLETAS MENORES DE 10 ANOS?

"Acredito que dos 6 aos 10 é a idade para que haja um bom desenvolvimento das atividades motoras. Quanto mais velho, mais difícil fica". 
(Marcelo Lima)

 






EXISTE UM "CURRÍCULO DE FORMAÇÃO" NO SÃO PAULO?

"Não possui currículo, e sim diretriz técnica. A parte técnica é a filosofia do São Paulo e é tudo"
(Marcelo Lima)

 




PERFIL DO TREINADOR NAS CATEGORIAS DE BASE DO SÃO PAULO

"Acredito que o técnico tem que ter um equilíbrio entre a prática e a teoria. Tem que se capacitar. E só o acadêmico não consegue desenvolver tudo isso. Mas ele não precisa necessariamente ser ex-jogador"
(Marcelo Lima)

 






QUAL É A ORIENTAÇÃO EM RELAÇÃO À PREPARAÇÃO DE GOLEIROS?

"Temos que avançar com isso, porque hoje o goleiro é peça tática fundamental, tanto em relação à leitura de jogo, quanto à orientação da defesa"
(Marcelo Lima)

 






ASPECTOS NUTRICIONAIS DENTRO DA VISÃO INTEGRADA DO CLUBE

"A primeira estratégia de intervenção é o hábito de se alimentar bem. Evitamos ao máximo o uso de suplemento em nossos atletas da base"
(Marcelo Lima)

 






TREINAMENTO DE FORÇA COM OS ATLETAS JOVENS

"Hoje, pouquíssimos atletas utilizam carga no Levantamento de Peso Olímpico, porém ele é um trabalho obrigatório desde o sub-14, principalmente os educativos"
(Marcelo Lima)





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima