Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, agosto 19, 2012

Resultados ruins] Culpa e desculpa

Falta um sistema esportivo-educacional que forme mais cidadãos para disseminar valores nascidos no esporte

Rodrigo Barp / Universidade do Futebol

Um vídeo de grande repercussão, nesta semana, fez-me pensar a respeito dos rumos da gestão esportiva no Brasil, em termos estratégicos.

O futebol, obviamente, não escapou da crítica ali presente, também sendo citado como uma das causas do baixo grau de organização e desenvolvimento do contexto esportivo nacional, por canalizar os esforços de regulamentação legislativa e dos investimentos públicos e privados.

Intitulado “O Esporte pede desculpas”, são apontados diversos fatores que poderiam explicar e justificar os resultados ruins nos Jogos Olímpicos de Londres.


 

Penso que, em essência, são duas as formas de análise sensata do “quadro de medalhas”, até aqui, metade da competição já disputada.

Uma delas, individualizante, põe os atletas e/ou equipes sob a luz. Por que Cielo, Murer, futebol feminino, basquete feminino, Diego Hipólito, não conseguiram melhor desempenho?

Por que, se, dentre outros fatores, são os mesmos adversários que normalmente se encontram com os brasileiros nas demais competições internacionais – algumas de mesmo grau de exigência?

Por outro lado, temos um histórico déficit sistêmico no esporte brasileiro, quando olhamos de cima.

Faz muito pouco tempo que temos um estímulo a um maior número de esportes para proliferar no país.

Ainda assim, esbarra-se no baixo número e qualificação do aparelhamento e instalações capazes de forjar novos atletas.

Associado a isso, a organização das competições no país força, obrigatoriamente, os atletas promissores – não os de ponta, que já estão lá – a saírem do país para treinar e competir.

Por fim, mas como ponto mais importante, falta-nos estímulo maciço e qualificado da prática esportiva nas escolas.

Sim, esporte escolar. Esporte como educação. Esporte no ensino fundamental, médio e superior, que possibilite aumentar o número de praticantes com nível competitivo médio, para que, na ponta do alto rendimento, mais e melhores atletas disputem competições internacionais representando o país.

Como ocorre nos Estados Unidos.

Como poderia ocorrer aqui no Brasil, com vários esportes, incluindo o futebol.

Enfim, um sistema esportivo-educacional que, no mínimo, formaria um grande número de cidadãos inseridos na sociedade e que disseminariam os valores que lhes proporcionara o esporte.

Quando, e se esse momento chegar, as críticas negativas ou os grandes elogios aos nossos atletas e equipes serão mais sensatos.

Até lá, prefiro ficar na torcida, na arquibancada, e não pensar em culpa ou desculpas.

Simplesmente, torcer, pois é o que resta no cenário de carência de pensamento e ação integrados para aproveitar o potencial esportivo do país como transformação social, como primeiro passo, e medalhas no pescoço, como consequência.

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Benê Lima