Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, setembro 19, 2012

Ciência] A mais poderosa câmera digital do mundo grava as primeiras imagens

A câmera de energia escura, uma câmera de 570 megapixels montada em um telescópio no Chile, conseguiu a primeira imagem em 12 de setembro. (Divulgação).

Oito bilhões de anos atrás, os raios de luz de galáxias distantes começaram sua longa jornada para a Terra. Essa luz estelar antiga já encontrou o seu caminho para uma montanha no Chile, onde a câmara de energia escura, a mais poderosa máquina de céu mapeamento já criada, captou e gravou pela primeira vez.

Essa luz pode conter dentro de si a resposta para um dos maiores mistérios da física, por que a expansão do universo está se acelerando.

Cientistas da colaboração internacional Dark Energy (Energia Escura) anunciaram esta semana que a câmara de energia escura, o produto de oito anos de planejamento e construída por cientistas, engenheiros e técnicos em três continentes, conseguiu a primeira imagem. As primeiras fotos do céu do sul foram tomadas pela câmera de 570 megapixels em 12 de setembro.

Composição da DECAM

Cêmera de energia escura. (Divulgação).

A Dark Energy Camera (DECam), câmera de energia escura é composta por 62 Chips CCD (charge-coupled device) ou Dispositivo de Carga Acoplado, é um sensor para captação de imagens formado por um circuito integrado contendo uma matriz de capacitores ligados (acoplados). Esse arranjo consegue produzir imagens espetaculares com até 570 megapixels de resolução.

Plano focal mostrando os 62 CCDs. (Divulgação).

Plano lateral em perspectiva mostrando a câmera acoplada aos dispositivos de controle. (divulgação).

“A realização da primeira imagem através da Câmara de Energia Escura começa uma nova era importante em nossa exploração da fronteira cósmica”, disse James Siegrist, diretor associado de ciência de física de altas energias com o Departamento de Energia dos EUA. “Os resultados desta pesquisa nos levará para mais perto de compreender o mistério da energia escura, e o que isso significa para o universo.”

Primeiro mosaico de imagens captadas pela câmera. (Divulgação).

A câmera de energia escura foi construída no Fermi National Accelerator Laboratory (Laboratório nacional de aceleração de partículas), em Batavia, Illinois, e montada no telescópio Victor Blanco M. em Cerro da National Science Foundation Tololo Inter-American Observatory (CTIO) no Chile, que é o braço Sul do National Optical Astronomy Observatory (Observatório óptico astronômico nacional) EUA (NOAO). Com este dispositivo, aproximadamente do tamanho de uma cabine telefônica, astrônomos e físicos investigarão o mistério da energia escura, a força que eles acreditam estar fazendo com que o universo se expanda mais e mais rápido.

Galáxia espiral captada pela DECAM. (Divulgação).

“A Pesquisa de Energia Escura vai nos ajudar a entender por que a expansão do universo está se acelerando, e não desacelerando devido à gravidade”, disse Brenna Flaugher, gerente de projeto e cientista do Fermilab. “É extremamente gratificante ver os esforços de todas as pessoas envolvidas neste projeto finalmente concluído.”

A câmera de energia escura é o instrumento de pesquisa mais poderoso de seu tipo, capaz de ver a luz de mais de 100.000 galáxias até 8 bilhões de anos-luz de distância em cada instantâneo. A Matriz da câmera tem 62 Chips CCDs acoplados, esses dispositivos possuem uma sensibilidade sem precedentes à luz muito vermelha, e, juntamente com o espelho do telescópio Blanco de captação de luz (que mede 4 metros de diâmetro), permitirá que os cientistas de todo o mundo possam conduzir as investigações que vão desde estudos de asteroides do nosso Sistema Solar até a compreensão das origens e destino do universo.

“Estamos muito animados para disponibilizar online (via internet) a câmera de Dark Energy (Energia Escura) e torná-la disponível para a comunidade astronômica através da atribuição aberta NOAO de acesso ao telescópio”, disse Chris Smith, diretor do Cerro-Tololo Inter-American Observatory (Observatório Interamericano Cerro-Tololo). “Com isso, nós forneceremos aos astrônomos de todo o mundo uma nova e poderosa ferramenta para explorar as questões pendentes do nosso tempo, talvez a mais premente seja saber qual a natureza da energia escura.”

Cientistas que estudam a energia escura usarão a nova câmera para fazer a maior pesquisa já realizada sobre galáxias, e usar esses dados para estudar quatro tipos de energia escura: estudando aglomerados de galáxias, supernovas, o acúmulo de grande escala das galáxias e lentes gravitacionais fracas. Esta será a primeira vez que todos os quatro métodos serão possíveis em um único experimento.

A Pesquisa de Energia Escura está prevista para começar em dezembro, depois que a câmera for totalmente testada, e vai aproveitar as excelentes condições atmosféricas dos Andes Chilenos, produzindo fotos com a maior resolução vista em pesquisa astronômica de amplo campo. Em apenas algumas noites de testes, a câmera já entregou imagens com excelente qualidade e resolução espacial quase uniforme.
Por mais de cinco anos, a pesquisa irá criar imagens coloridas detalhadas de um oitavo do céu, ou 5.000 graus quadrados, para descobrir e medir 300 milhões de galáxias, 100.000 aglomerados de galáxias e 4.000 supernovas.

Fermi National Accelerator Laboratory / U.S. National Optical Astronomy Observatory emitiu este comunicado de imprensa segunda-feira, 17 de setembro.


O que significa em astronomia o Redshift (desvio para o vermelho)?

Exemplo de como ocorre o Redshift (desvio da luz para o vermelho).

  • O termo “redshift” (desvio para o vermelho) surge do fato de que a luz de objetos mais distantes mostra-se na Terra mais vermelha do que quando deixou a sua fonte.

 

  • A mudança de cor se dá por causa do efeito Doppler, que atua para “esticar” ou “comprimir” ondas de objetos em movimento.

 

  • No caso da luz, objetos que se aproximam aparecem mais azuis e objetos que recuam mais vermelhos.

 

  • A expansão do Universo está acelerando, assim, em geral, os objetos mais distantes estão se afastando de nós (e tudo o mais) mais rapidamente do que os mais próximos.

 

  • Em distâncias cósmicas, a mudança pode afetar profundamente a cor – o fator pelo qual o comprimento de onda é “esticado” é chamado de redshift (desvio para o vermelho).

Fonte: www.symmetrymagazine.org

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima