Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, dezembro 16, 2011

Futebol na escola: sua cultura, espaço e elementos na Educação Física Escolar

Há no futebol uma prática corporal que é capaz de trabalhar para contribuir no desenvolvimento da criticidade dos educandos diante dos âmbitos social-econômico-político-cultural
Marcelo Mendes Castilho

Futebol na Escola

A utilização de esportes e principalmente do futebol dentro da Educação Física é de grande discussão dado as características que o agregam. Nisto estão incluídos os fatores de espaço, cultura, competição, gênero e métodos que podem ser lecionados. Hoje, o futebol vem – através da mídia e da sociedade – alimentando cada vez mais o sonho de ascensão social de crianças ainda na sua fase escolar onde o esporte deveria ter apenas o papel educador e sociabilizador.

Dentro desta perspectiva é fato que o futebol pode ser muito bem trabalhado até fora de quadra, na medida em que ele se apresenta no cotidiano de quase todos que o envolvem, sendo assim o ensino do futebol na escola muito mais do que “jogar futebol”, mesmo que o “jogar futebol” seja também elemento integrante das aulas de Educação Física, permitindo que o aluno perceba “o jogo” e a existência entre o poder econômico e o poder esportivo, assim como o uso da pessoa humana pelo lucro.

Ainda é relevante o papel da mulher no esporte, inclusive no futebol no caso do Brasil, onde uma sociedade determina ante a vontade delas as suas vontades pela prática e as excluem do campo que cerca o futebol já nas aulas de Educação Física. Cabe, portanto, ao profissional da disciplina ensiná-los o esporte, mais que o esporte, gostar do esporte e fazer com que os alunos aprendam que há no futebol – assim como em outras modalidades - uma prática corporal que é capaz de trabalhar para contribuir no desenvolvimento da criticidade dos educandos diante dos âmbitos social-econômico-político-cultural em que o futebol está inserido, enriquecendo seu currículo intelectual, social e corporal dentro da Educação Física escolar.

Introdução

A introdução do futebol dentro do currículo da Educação Física (EF) escolar é muito difundido, porém, nem tanto discutido quando comparado com o seu uso. Nos últimos anos, a Educação Física brasileira procurou investir num desenvolvimento cada vez mais voltado para a prática educacional, elaborando uma mudança e novas propostas de currículo.

Hoje, praticamente todas as escolas de quaisquer ensinos, sejam particulares ou públicas, utilizam-se do futebol ou futsal como ferramenta da Educação Física (DARIDO & SOUZA JUNIOR, 2002; SILVA, 2006).

Neste trabalho a ideia é discutir algo além da introdução do futebol no currículo escolar, mas como ele será inserido tendo em vista as novas formas de cultura que se apresentam década a década, e sobre os diferentes espaços que a urbanização das cidades e consequentemente das escolas exigem, como, por exemplo, a redução de espaço físico para a prática.

Uma análise do ensino no futebol na EF realizada há 30 anos é muito diferente dos estudos contemporâneos, já que o próprio momento político se modificou completamente. A prática do esporte vem se moldando, o que carrega também a cultura que o envolve, que neste contexto está inserida a maneira como a população o enxerga, o interpreta, o aceita, consome e utiliza de tal prática.

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Benê Lima