Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, dezembro 02, 2011

As 3 coisas que a escola deveria ensinar

escola 640x347 As 3 coisas que a escola deveria ensinar educacao 2
Uma escola que se propusesse ‘ensinar a pensar’, embora seja uma atividade demasiado genérica, nada seria mais importante. (Benê Lima)
Se as escolas parassem de perder tempo em ensinar matérias que caem no vestibular prestariam um melhor serviço ao planeta.
Minha sugestão de grade curricular (segundo Rubem Alves essa expressão, grade curricular, foi inventada por um carcereiro aposentado) é:
  • como se alimentar bem e como bem cuidar do corpo
  • como gerir bem as próprias finanças
  • como se relacionar bem com as pessoas e consigo mesmo
Estes três segmentos – mais que suficientes para uma vida plena, produtiva, criativa e feliz – envolvem diversos outros conhecimentos mais detalhados, ramificando-se de acordo com as necessidades e interesses individuais de cada aluno.

Linha de montagem

Além disso, é ridículo imaginar que todos os alunos aprendem no mesmo ritmo e com o mesmo interesse. Tenho a impressão de que as escolas congelaram-se no tempo e ainda seguem o modelo das linhas de montagem quando nem mesmo as indústrias usam mais esse estilo de produção.
Medir um ser humano pelo tempo com que ele aprende algo ou tentar enquadrar o aprendizado em determinado tempo, sejam séries, anos, bimestres ou semestres: nada pode ser menos educativo. Homens e mulheres não são coisas.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima