Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, abril 20, 2008

POR QUE O HORIZONTE CHEGA COM 'BANCA'


Lições caboclas
.
O Horizonte chega agora à final do turno, e não mais à semifinal. Claro que a banca teria que ser maior, e a marra também.
.
Como se não bastasse ir mais além na disputa, o seu futebol também foi elevado um pouco mais, e por isso chega com pinta de campeão. Se será, não o sabemos. Porém, futebol para tanto já mostrou e provou que possui. Chega com autoridade, aporta na final com atutide sobranceira.
.
Mas, ficam as perguntas.
.
- Há razões que consubstanciam essa atitude da equipe do Horizonte?
Creio que sim. A final, o Horizonte exige muito de qualquer equipe, porque ele marca e joga. Portanto, qualquer equipe que o enfrente tem que se desdobrar para a ele se equiparar,
.
- Como enfrentar o Horizonte? Uma linha de três zagueiros é o ideal?
Não, não é! Porque você atrai além dos atacantes Léo Jaime e Stênio, os meias Raul e Piva e o volante Júnior Cearense - que é quem mais sai para o jogo. Atrai também os laterais Eusébio e Izaquiel.
.
- Para quem enfrenta o Horizonte, é uma saída adiantar os volantes e os meias?
Não, não é mesmo! No caso do Fortaleza, como seus volantes não têm por característica sairem para jogar, não produz efeito substancial adiantá-los. Contra o Horizonte eles não podem dar as costas para sua prórpia zaga como costumam fazer; eles têm que assumir a saída de bola. Desse ponto de vista, creio que o esquema 4-5-1 é o mais adequado às condições do Fortaleza. (Isso quando considerávamos a hipótese de Lúcio jogar.) Sem o Lúcio a opção do 4-5-1 se desfaz. Já para o Horizonte, o 4-4-2 é sem dúvida o melhor esquema.
.
.
Características de alguns atletas que fazem a diferença
.
- Eusébio vai mais ao fundo que Izaquiel;
.
- Izaquiel deriva mais para a meia em relação a Eusébio;
.
- Piva faz a meia e faz o 3º volante, alternando a meia-esquerda e a meia-direita com Raul; ambos fazem o 3º atacante;
.
- Júnior Cearense e Reginaldo se alternam como 1º e 2º volantes, com o Júnior fazendo também a meia e o 3º atacante vindo de trás;
.
- Léo Jaime e Stênio jogam abertos para provocar clarões na defesa adversária.
.
.
Observação:
Quando é feita marcação individual sobre Piva, ele cai para os lados do campo para puxar um dos volantes, desobstruindo o meio.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima