Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, abril 23, 2008

A FORÇA DA IMAGEM


Futebol também é cultura
.
Natinho Rodrigues faz fotojornalismo para o Jornal O Povo. Deve gostar do que faz, por fazê-lo bem. Parabéns!
.
Em nosso blog temos tentado valorizar as imagens, buscando o equilíbrio daquelas que expressam certa harmonia em termos de enquadramento e composição. É o mesmo princípio utilizado nas boas cozinhas: alimento de boa qualidade; pratos saborosos e atraentes. Ou seja: antes de 'comer' letras o visual do texto deve ser atraente; e nada atrai mais num texto que o apêlo visual de uma bela imagem, como a que aí está.
.
O fotógrafo captou a dinâmica do movimento dos atletas Dedé e Vavá, em treinamento realizado nesta terça, 22, no Estádio Carlos de Alencar Pinto, o Vovozão. Em destaque a harmonia dos movimentos dos dois atletas, algo raro de ser apreendido através de uma câmera fotográfica. A correta leitura da imagem nos propicia identificar até mesmo o sentido do movimento, que já é retroativo (do alto para baixo). Tal é revelado pela resitência que o ar exerce sobre os uniformes dos protagonistas. A expressão de leveza dos movimentos, as formas geométricas que expressam e a força do fundo desfocado reforçam a harmonia -- até mesmo a cromática.
.
Dedé foi, disparadamente, o melhor volante do Cearense/2008, e está tendo a chance de fazer decolar sua carreira, pela visibilidade que por certo terá no Brasileirão desta temporada. Enquanto de Vavá esperamos um bom futebol, coisa que não tem sido uma constante em sua curta carreira.
.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima