Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, março 20, 2012

Futebol feminino precisa ser gostado

Laço da Chuteira na Exposição da Libertadores do São José

Na comemoração de seus 56 anos de existência, a ETEP Faculdades, patrocinadora da equipe feminina do São José, prestou uma belíssima homenagem ao trabalho realizado pelas atletas da Águia do Vale abrindo uma exposição no Vale Sul Shopping em São José dos Campos. Com fotos de todos os jogos da Libertadores da América que aconteceu em novembro de 2011, o espaço no shopping também mostra a Taça de Campeã, camisa, a chuteira usada por Poliana, responsável pelo gol da vitória diante do Colo Colo na grande final, que lotou o Estádio Martins Pereira.

O coquetel de abertura da exposição ainda contou com a presença do Secretário de Esportes da cidade, Sérgio Theodoro, do presidente da ETEP, Thiago Pegas e Rinaldo, presidente da Escola de Samba Nenê da Vila Matilde.

Rinaldo, Sérgio Theodoro e Thiago Pegas

Tive a oportunidade de conversar rapidamente com Thiago Pegas, que mostrou numa pequena frase, o que significa o sucesso da equipe joseense: “Não se trata só de dinheiro, é preciso gostar de futebol feminino”. E este apoio também é traduzido na empolgação e carinho com que Lucia Helena Silva, Diretora Comercial da ETEP, trata as meninas: “Sou super empolgada com esta parceria porque vejo o esforço das meninas e as considero verdadeiras guerreiras”.

Abertura Oficial da Exposição Libertadores

Pude também papear longamente com a Formiga, Bagé, Priscilinha e conhecer Camila, do sub-17, que saiu de Porto Alegre onde jogava no Gremio, para buscar chances reais no futebol paulista. Aliás, era explícita a tietagem da gurizada das categorias menores em cima das boleiras do time principal. Muitas, mas muitas fotos!

Bagé comentou comigo: “Lu, se não encontrarmos alguém à altura, quando a Formiga aposentar nós estaremos fritas! Essa mulher é fora de série, coisa de louco!” Diante de tal comentário, perguntei: “Você vê alguém jogando com as mesmas características da Formiga?” Bagé me disse: “Não, infelizmente, igual a ela, não vejo”.

Time quase completo e esta blogueira

O comentário de certo modo me preocupou e reforça que precisamos atentar para as categorias de base do nosso fut feminino. Renovação de elenco vai MUITO além de levar pra seleção meninas mais jovens. Renovação passa, sobretudo, por estaduais (em TODO país) bem formulados, incentivados, clube preocupados não com a próxima temporada, mas sim com as 10 próximas no MÍNIMO. Renovação, consiste em termos nas escolas de ensino fundamental, o contato das meninas com o jogo e não a separação de uma sala em “futebol para os meninos, meninas para o hand”.

Bagé e Priscilinha com a Taça de Campeãs da Libertadores de 2011

Enquanto isso não acontece de maneira adequada em todos os clubes brasileiros, vou aplaudindo a iniciativa da ETEP tanto pela força e apoio a modalidade, quanto pelo carinho com que trata suas atletas. Não é todo dia que vemos uma exposição dedicada integralmente ao futebol feminino. E que esta ideia seja inspiradora de muitos outros patrocinadores, clubes e parceiros. Divulgar não só a modalidade como também dar visibilidade para as atletas, levando para o público seu nome, sua posição, sua história, é parte de um plano bem sucedido de incentivo ao nosso querido futebol feminino.

@Lu_dCastro para o @LacodaChuteira

Um comentário:

  1. Andressinha do sub-17 é a futura formiga. Se brincar até supera. Olho nela que é uma pedra precisa que precisa cuidados.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima