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"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, março 31, 2012

Ibope apresenta pesquisa sobre esportes em escolas públicas

DUDA LOPES e GUILHERME COSTA
Da Máquina do Esporte, São Paulo - SP

 

Formação dos professores foi um dos ítens avaliados pelo Ibope
 

 

Na manhã desta quarta-feira, o Ibope apresentou à imprensa a pesquisa “Educação Física nas Escolas Públicas Brasileiras”. O documento foi um pedido da parceria formada pela a ONG Atletas pela Cidadania, o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Votorantim, braço da empresa voltado para ações sociais.

 

A ideia do grupo era fornecer dados sobre a educação física nas escolas brasileiras a fim de que se crie políticas para melhorar a qualidade desse segmento na educação do país. A razão do levantamento está na proximidade de megaeventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

 

A pesquisa foi de caráter opinativo e abrangeu 458 escolas espalhadas pelo Brasil. No fim de 2011, as questões foram feitas para o professor de educação física e o diretor ou vice-diretor de cada instituição.

 

Na pesquisa, foram avaliadas as capacitações dos professores e as estruturas das escolas. Segundo o Ibope, 30% das escolas não oferecem espaço para os alunos praticarem esporte. Mais da metade não possui um vestiário e 13% não têm nem mesmo uma bola de futebol.

 

Quanto à formação dos professores, 44% dos entrevistados possuem graduação e especialização, mas 6% têm apenas o ensino médio. Desse segundo grupo, 82% estão em zona rural e 74% estão no nordeste brasileiro.

 

Outro fator observado foi o número de frequência dos alunos às aulas. Segundo 41% dos professores, alguns alunos faltam muito nas atividades propostas. Para o Ibope, isso representa ou falta de motivação dos professores ou que essa motivação não se traduz em aulas atraentes.

 

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Benê Lima