Em 2006, na Alemanha, o slogan foi "A time to make friends" (tempo de fazer amigos). Em 2010, na África do Sul, "Ke Nako", que significava "Está na hora"Equipe Universidade do FutebolA Fifa já definiu, pelo menos na versão em inglês, o slogan para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A frase, que ainda não teve a tradução para português definida pela entidade e pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa, é "All in one rhythm", o que numa tradução literal pode ser definido como "Todos em um só ritmo".
A escolha foi feita pela Fifa tendo como base pesquisas feitas no Brasil nos últimos anos para captar o sentimento da população brasileira em relação ao evento. Há cerca de um mês, o slogan foi apresentado aos parceiros comerciais da entidade durante evento na Suíça. Nesta semana, voltou à pauta durante o encontro com José Maria Marin, novo presidente do COL desde a saída de Ricardo Teixeira.
A Fifa promete o anúncio final do slogan para os próximos dois meses. No dia 9 de maio, quando haverá a reunião do Conselho de Administração do COL, no Brasil, a entidade definirá a data em que o slogan será apresentado oficialmente, já com a tradução para o português.
Atualmente, segundo afirmaram à Máquina do Esporte fontes que participaram dos encontros na Suíça, a entidade tenta chegar num acordo com o COL para fazer a tradução para o português que mais represente o conceito a ser trabalhado com a população. A ideia é unir música e futebol no mesmo conceito, ao mesmo tempo em que tenta ser dado um sentimento de unidade do país em torno da Copa, tema que atualmente preocupa a Fifa, dada a turbulência recente provocada pela saída de Teixeira da CBF e do COL.
O slogan da Copa é considerado o primeiro passo importante da Fifa para o trabalho de marketing em cima do evento. A partir dele é que a entidade e os seus parceiros comerciais permeiam a maioria das ações ligadas à competição. Em 2006, na Alemanha, o slogan foi "A time to make friends" (tempo de fazer amigos). Em 2010, na África do Sul, "Ke Nako", que significava "Está na hora".
A própria definição do slogan da Copa revela o atraso brasileiro na preparação do evento em relação aos dois últimos mundiais. Na Alemanha, o slogan foi definido a 1298 dias do início do evento. Na África do Sul, um pouco mais tarde, restando 929 dias para o Mundial começar. O Brasil está a 805 dias do primeiro jogo da Copa.
Fonte: Máquina do Esporte
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima