Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, março 13, 2012

Universidade do Futebol apresenta especial sobre o trabalho metodológico desenvolvido no futebol brasileiro

Material está dividido em três partes e traz uma reflexão filosófica a partir de depoimentos e ideias de profissionais da nova geração
Equipe Universidade do Futebol / www.universidadedofutebol.com.br

Universidade do Futebol

A partir desta terça-feira, a Universidade do Futebol apresenta um material especial em seu site. O objetivo é estimular a reflexão crítica sobre o futebol brasileiro a partir de uma análise referente à metodologia de treinamento aplicada nas categorias de base dos principais clubes do país.

O mote da produção foi uma declaração de René Simões, novo diretor técnico do departamento de formação de atletas do São Paulo, em visita à Espanha – especialmente ao Barcelona e à La Masia.

Durante os quatro dias conhecendo profundamente o local cada vez mais famoso onde o clube catalão forja seus jovens talentos, e ao departamento de futebol principal, Simões falou a respeito da experiência em sua página pessoal em uma rede social:

“...um banho de normatização, organização, respeito à filosofia de jogo, e metodologia de trabalho. Me entristece ao verificar que tudo isso no Brasil é considerado fútil, inútil e teórico demais. Paciência! Eles estão dando banho de futebol. Assisti à goleada de 5 x 0 da Espanha na Venezuela. Parecia profissionais contra juvenis tamanha a diferença. A bola era escondida ao adversário. Só podiam correr e dar a saída depois dos gols. Ainda há tempo para voltarmos a fazer o que fazíamos com tanta facilidade. Brasil e brasileiros, queiramos mais”.

Com base nestas considerações de René Simões, a 
Universidade do Futebol 
ouviu uma nova geração de profissionais brasileiros que atua em clubes e instituições acadêmicas, propondo uma reflexão crítica sobre a atual realidade do futebol brasileiro. Para isso, formulou a todos eles as três seguintes questões abertas:

1) Qual é o seu sentimento ao tomar contato com o depoimento de René Simões comparando o que é feito no Barcelona e aqui no Brasil? 

2) Por que a grande maioria dos clubes brasileiros, apesar de muitos contarem com profissionais competentes, ainda tem dificuldades em realizar um trabalho integrado, científico e que agregue as principais conquistas metodológicas atuais do treinamento?

3) Como você avalia que poderíamos desenvolver uma nova inteligência de jogo, de responsabilidade e de qualidade nas atividades aos nossos atletas, em função das altas exigências competitivas deste século XXI?


Até a próxima quinta-feira, você irá conferir o que pensam Wladimir Braga, preparador físico da equipe sub-17 do Atlético-MG; Leandro Zago, treinador da equipe sub-13 do Corinthians; Sandro Sargentim, coordenador do curso de pós-graduação em Ciências do Futebol da FMU; Eduardo Barros, assistente técnico do Paulínia; Rodrigo Bellão, treinador da equipe sub-15 da Portuguesa de Desportos, Bruno Pivetti, preparador físico da equipe principal do Audax São Paulo; Bruno Baquete, assistente técnico da equipe sub-17 do Corinthians e Augusto Moura, gerente de captação de atletas do Coritiba.

Na sexta, uma novo texto escrito pelo zagueiro do Corinthians, Paulo André, fecha esta série especial. A partir dela, esperamos contribuir para as discussões construtivas da modalidade, com comentários e novas propostas. Participe você também!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima