Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, outubro 22, 2012

Ferramentas da qualidade: o ciclo PDCA

Planejamento e estratégia são fundamentais na administração de estruturas complexas e que visam atingir resultados
Marcelo Duarte* / Universidade do Futebol

Ciclo PDCA

É um ciclo de análise e melhoria, criado por Walter Shewhart, em meados da década de 20 e disseminado para o mundo por Deming. Esta ferramenta é de fundamental importância para a análise e melhoria dos processos organizacionais e para a eficácia do trabalho em equipe.

O ciclo PDCA (em inglês “Plan”, “Do”, “Check” e “Action”) é uma ferramenta gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização, sendo composto das seguintes etapas:

Planejar (PLAN)
? Definir as metas a serem alcançadas;
? Definir o método para alcançar as metas propostas.

Executar (DO)
? Executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento;
? Coletar dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo;
? Nesta etapa são essenciais a educação e o treinamento no trabalho.

Verificar, checar (CHECK)

? Verificar se o executado está conforme o planejado, ou seja, se a meta foi alcançada, dentro do método definido;
? Identificar os desvios na meta ou no método.

Agir corretivamente (ACTION)
? Caso sejam identificados desvios, é necessário definir e implementar soluções que eliminem as suas causas;
? Caso não sejam identificados desvios, é possível realizar um trabalho preventivo, identificando quais os desvios são passíveis de ocorrer no futuro, suas causas, soluções etc.

O PDCA pode ser utilizado na realização de toda e qualquer atividade da organização. Sendo ideal que todos da organização utilizem esta ferramenta de gestão no dia-a-dia de suas atividades.

Desta forma, elimina-se a cultura “tarefeira” que muitas organizações insistem em perpetuar e que incentiva a se realizar o trabalho sem antes planejar, desprezando o autocontrole, o uso de dados gerados pelas medições por indicadores e a atitude preventiva, para que os problemas dos processos nunca ocorram. 






Faz-se necessário possuir dados, controles que façam você saber de onde saiu e para onde vai e no meio do percurso ajustar as peças e manter o equilíbrio para buscar o resultado traçado.

Planejamento e estratégia são fundamentais na administração de estruturas complexas e que visam atingir resultados. Sem planejamento, análise e estratégias, trabalharemos na base do empirismo.

Quem quiser o modelo completo do material abaixo é só solicitar por e-mail que envio.

Grande abraço e espero que possa ser útil a informação!


*Marcelo Duarte foi Preparador Físico do Internacional, das categorias de base Vasco da Gama, do Sapucaiense, do Cruzeiro/RS, do Porto Alegre, do Riograndense e do Inter, de Santa Maria. Atualmente é treinador assistente do Guandong Sports Loterry Youth, da China.

.

3 comentários:

  1. informações precisas e atualizadas com o dia-a-dia das empresas. Gostaria desse material completo por e-mail, se possível!

    ResponderExcluir
  2. Caro Vítor,
    O autor esqueceu de publicar o e-mail. Já solicitei o endereço. Logo que me chegue o envio a você.
    Grato.

    ResponderExcluir

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima