Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, outubro 23, 2012

Universidade do Futebol participa de projeto inédito no futebol brasileiro

Em parceria com o São Paulo Futebol Clube, programa visa a atualização e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nas categorias de base do clube
Equipe Universidade do Futebol

O São Paulo Futebol Clube, com consultoria técnica da Universidade do Futebol, acaba de lançar no último dia 15 de outubro um programa inédito de capacitação profissional. 

Este é mais um passo importante que a 
Universidade do Futebol
 dá na sua história de contribuição à profissionalização e capacitação contínua dos profissionais que atuam direta ou indiretamente com o esporte.

Em parceria com o São Paulo Futebol Clube, o projeto esteve representado na última semana do lançamento de um programa online pioneiro no Brasil para a capacitação e qualificação dos funcionários das diversas áreas de atuação do clube paulista.

A consultoria técnica será feita por intermédio do “Programa de Aperfeiçoamento Profissional e Desenvolvimento Metodológico”, um ambiente virtual de estudo que pretende mostrar o caminho para se chegar à excelência no planejamento e gestão dos métodos de trabalho técnico.

“Nos clubes brasileiros, a dificuldade para a implantação de um modelo técnico consistente de trabalho aumenta em razão da alta rotatividade das comissões técnicas, principalmente do treinador. Frequentemente, um planejamento ou uma proposta de trabalho de médio ou longo prazo não resiste a alguns poucos resultados negativos seguidos. Reflexo disso é a formação de um círculo vicioso, onde podemos comparar o clube a um computador [hardware], e a linha metodológica de seu departamento de futebol ao programa [software] que faz o computador funcionar. A cada troca de treinador ou equipe técnica, o ‘computador’ fica vazio à espera de uma nova programação", explica João Paulo Medina, coordenador da Universidade do Futebol.

Este programa de qualificação profissional se inspira no conceito de “Universidade Corporativa”, considerado um sucesso no mundo empresarial.

Nele, o engenheiro americano Jack Welch, ex-CEO da General Eletric, conduziu um processo inovador de gestão, no qual a principal ideia era trazer a capacitação para dentro da companhia, treinando e desenvolvendo seus melhores colaboradores na própria cultura da empresa.




Marcelo Lima, coordenador técnico das categorias de base do São Paulo

"A ideia de o clube ter sua própria proposta metodológica de trabalho é algo novo no Brasil. Mesmo na Europa, sabemos que apenas alguns clubes como Barcelona, Manchester United, Arsenal, Porto, Ajax e Bayern de Munique têm algo semelhante. Tudo indica que a tendência contemporânea é que os clubes comecem a definir a sua filosofia de trabalho a partir de sua própria identidade futebolística ou modelo de jogo de suas equipes. Desta forma poderão melhorar os processos de contratação e formação de profissionais, buscando maior aderência à cultura e aos perfis exigidos", aponta Eduardo Tega, diretor executivo da Universidade do Futebol.

As comissões técnicas do clube paulista, além dos demais setores responsáveis pela formação dos atletas são-paulinos, como medicina, fisioterapia, setor social, entre outros, serão os principais contemplados com o conteúdo do curso à distância.

“Este programa de formação continuada é um marco na história do clube e do futebol nacional, mostrando mais uma vez o caráter pioneiro do São Paulo no cenário futebolístico", completa o diretor técnico René Simões.

No evento de lançamento, no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia-SP, além de René Simões, estiveram presentes o técnico da equipe tricolor, Ney Franco, o auxiliar técnico, Eder Bastos, e do diretor da base, Marcos Tadeu Novais. Todos destacaram a importância impar da iniciativa e demonstraram, mais uma vez, que a integração entre o departamento de base e o futebol profissional será cada vez mais forte.

"Não se pode ficar conformado nunca com o que você é ou tem. O São Paulo nunca deixou de ter a prerrogativa da mudança, do risco que nos leva a crescer. Isso desde a construção do Morumbi, e vamos seguindo essa premissa", relembrou Marcos Tadeu.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima