Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, outubro 19, 2012

CBF oferece curso de capacitação para ex-árbitros

As aulas são voltadas para padronizar a arbitragem no Brasil e visam reciclar e capacitar ex-juízes a se tornarem instrutores nas federações; colombiano Óscar Ruiz é o professor
Equipe Universidade do Futebol

Apesar de já estarem aposentados para as atividades de campo, ex-árbitros de futebol ganharam uma oportunidade para voltarem a atuar com a arbitragem.

Um curso ministrado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) está sendo oferecido para os profissionais do apito que passaram dos 45 anos.

As aulas, voltadas para padronizar a arbitragem no Brasil, são uma espécie de reciclagem e capacitam ex-juízes a se tornarem instrutores.

Após a conclusão do curso, os alunos poderão repassar o conhecimento pelo país, atuando diretamente em suas federações pelos estados.

"Nosso objetivo é formar instrutores e que, ao voltarem às federações, eles estejam melhor capacitados para instruir novos instrutores e levar uma unificação de critério para os árbitros de cada federação do Brasil", disse o chefe de arbitragem da CBF, Aristeu Tavares, ao Sportv.

Aristeu Tavares, chefe da arbitragem brasileira

O conteúdo do curso terá como professor o colombiano Óscar Ruiz, que trabalhou m três Copas do Mundo e é o árbitro que mais apitou jogos na Taça Libertadores.

No curso, o juiz sul-americano trabalhará simulações de situações de jogo e até ensinará desde a maneira de como aplicar o cartão ao modo de usar o apito. A intenção é mostrar que os árbitros precisam estar preparados para diversas situações.

"A honestidade é um princípio fundamental. Tem de aprender a trabalhar em equipe porque a Fifa aumentou, agora, com assistente adicional, e também ter uma preparação física ótima. O árbitro, hoje em dia, tem de ter preparação quase de atleta", avaliou Ruiz.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima