Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, fevereiro 09, 2013

Coluna] Com Pé e Cabeça


Benê Lima é Cronista Esportivo; Membro do Conselho do Desporto (CDEC); é Presidente da Liga Cearense de Futebol Feminino e Rosacruz, versado em filosofia mística.

 Ano IX– 09 de fevereiro de 2013

É preciso mais zelo com o que se diz
“A desimportância do futebol cearense guarda uma estreita relação com o modus faciendi e com o modus vivendi que elegemos para fazermos e para vivermos.” Benê Lima  
__________________________
Pode parecer que eu tenha pouco apreço para com os colegas cronistas esportivos, além de um baixo nível de respeito pelos mesmos. Se isto estiver sido incutido em suas mentes, asseguro-lhes que não passa de uma ideia errônea a qual deve ser afastada, haja vista que não corresponde à realidade. E ninguém melhor do que eu para desfazer este equívoco, fruto – muito provavelmente – de ideias preconcebidas e que de fato não condizem com aquilo que sinto. 
Talvez minha visão séria das coisas, pessoas e fatos, meu reconhecimento da complexidade da multidisciplina futebol e estilo reformista e neoprogressista tenha influenciado as pessoas a confundirem minha seriedade e profissionalismo com o culto a um ‘protoestilo’ antipático, arrogante até e pouco ético. No entanto, volto a afirmar que difiro da imagem que de mim alguns erigiram, embora o apenas dizer isto ainda seja pouco para desfazer o que algumas mentes preconceberam.

Mas também há aspectos da minha imagem que não tenho interesse algum em interferir na ótica das pessoas, porque eles serão mantidos até como afirmação da minha personalidade e do meu caráter. Entre eles os aspectos críticos e analíticos que caracterizam tanto minha vida pessoal quanto a profissional. Isto deve ser mantido também como pré-requisito de quem faz do exercício jornalístico um dos vieses da comunicação. 
Outra coisa que é mister esclarecer, refere-se à questão ética. Esta me pode cobrada mais que aos demais, só não demonstrem obscurantismo quanto ao domínio do termo. Portanto, o tal do corporativismo canhestro não faz parte de minha prática. Colega de profissão em contraposição da moralidade ou com comportamento apoiado em um código de ética questionável, não conte com nenhum apoio de minha parte. Em contrapartida, tenho, em todas as ocasiões que se me apresentam tentado elevar a minha categoria, e o próprio presidente da Apcdec e também representante do Sindicato dos Radialistas, Edílson Alves, pode dar esse testemunho. 
Além de ser necessário se ter mais zelo com o que se diz, é preciso se ter mais cuidado com o que pensamos. A desimportância do futebol cearense guarda uma estreita relação com o modus faciendi e com o modus vivendi sob os quais elegemos para fazermos e para vivermos. É inadmissível uma imprensa que extrapola sua atitude crítica e analítica para desmerecer e ‘detonar’ a tudo e a todos em um ambiente como o do futebol, que por sua própria natureza não deve ser considerado como repositório de ética, moral e bons costumes. Portanto, precisamos infundir ânimo nesse ambiente, precisamos encorajar as pessoas a serem agentes da revolução que o meio tem requerido, precisamos participar destes processos agregadores de valoração e qualificação, sem o quê não haverá reconstrução possível. Como disse a um torcedor que nos segue nas redes sociais, com visão extremamente negativa:

"Talvez, Wilker Marinho, seja muito mais verdade dizer que o futebol cearense tem o tamanho das mentalidades que o permeiam , entre as quais você também se inclui. Embora você não queira, mas você é parte integrante e muito ativa desse "futebolzinho" ridículo. Você já parou para se perguntar o que você já fez ou faz para melhorá-lo? Porque nos espaços de discussões dos quais participo não tenho visto você dar contribuição positiva nenhuma. Tenho visto - isto sim - muitas críticas, algumas das quais infundadas, desarrazoadas, agressivas e até desrespeitosas, com o quê findei meu recado.

De outra parte, assistimos profissionais renomados da nossa crônica esportiva, dispararem em meio a erros grosseiros de português, injunções típicas de um caráter com sérias deformações em sua constituição. Eles parecem, contraditoriamente, pretenderem nos fazer crer que futebol não é coisa séria, e que somente eles têm uma função austera a cumprir. Na verdade, embora essas pessoas possuam um bom capital simbólico, o que lhes permite manterem boas fontes de informação, jamais admitem dar crédito a quem não pertença ao seu fechado círculo de interfavorecimento. E desse grupo pretensamente ‘seleto’ participam jovens jornalistas que detestam radialistas, porque não podem admitir que quem não tenha diploma possa lhes fazer frente. Em razão de tamanha arrogância, elas expressam com petulância e desfaçatez falsas informações, sem um mínimo de preocupação com o estrago que isso possa causar à vida das pessoas envolvidas. 
É triste ouvir de uma pessoa pública que ela perde o amigo, mas não perde a piada. Isso denota que, primeiro ela não sabe o verdadeiro sentido do que é amizade; segundo, que uma tal pessoa possui deformações de caráter temerárias. É por isso que digo que a depuração da nossa crônica passa, necessariamente, pelos portais dos cemitérios. E não tem problema que eu me vá primeiro, pois tenho a mais absoluta convicção que, ao passar por qualquer que seja o portal, minha destinação será bem outra.

Ao limbo essas mentes doentias. 

Cópia de FCF - Arbitragem e outros 032
SUCESSÃO: PRATO PRONTO NA FCF 
Nada de dormir de toca; nem dormir no ponto. O presidente da FCF, Mauro Carmélio, já se encontra em plena campanha para a sucessão, já tendo definido seu par à vice-presidência da entidade para mais um ciclo no comando do futebol cearense. Eudes Bringel (foto) comporá a chapa situacionista ao lado de Carmélio, chapa que já conta com o apoio da maioria dos clubes da Série A. Entre eles, anotem: Ceará, Fortaleza, Guarany(S), Guarani(J), Ferroviário, Horizonte, Crato e São Benedito. Representantes do Maracanã e Tiradentes ainda terão conversa com Mauro Carmélio. 
SUCESSÃO E MUDANÇAS 
Em sintonia com as mudanças preconizadas pela cúpula da CBF, a FCF implantará mudanças em seu estatuto, através de assembleia que ocorrerá proximamente. Além de presidente e vice e dos oito membros do Conselho Fiscal, sendo cinco titulares e três suplentes, ainda teremos como novidade a criação de um Conselho Consultivo nos moldes do da CBF, do qual Mauro Carmélio é membro. Teremos ainda a seguinte composição para as vices regionais: vice da capital; vice da região metropolitana; vice da região do Cariri; vice da região dos Inhamuns; vice da região do sertão central; vice da região leste e vice da região oeste. 
O IMPÉRIO DO CAPITAL SIMBÓLICO 
Penso muito antes de publicar algo de maior relevância que envolva os bastidores do futebol cearense. A questão é que as pessoas que possuem certo capital simbólico parecem magoar-se por não o haverem feito ou pelo fato de que exista pessoas que verdadeiramente querem ver nosso futebol evoluir. E como o protagonismo para elas é tudo, incomodam-nas até mesmo a presença de coadjuvantes ousados e trabalhadores. Mas isto nem me desestimula nem intimida. Ao contrário, faz-me buscar ocupar mais e mais a condição de um dos promotores dos eventos da boa luta do bem contra o mal. Nisto, podem crer, sou incansável. Estrategicamente, estabelecemos diferentes fronts de luta, a fim de que eles se somem em favor do esporte. O que deve prevalecer mesmo é a boa vontade, aliada a algum capital intelectual. 
Cópia de FCF - Arbitragem e outros 003
Da esq. p/a dir.: Milton Otaviano, Mauro Carmélio e Leandro Serpa 

ARBITRAGEM E SUAS DIFICULDADES 
Mais que profissão, ser árbitro é uma espécie de carma. Tudo que envolve a arbitragem é visto com desconfiança. Até mesmo quando se fala em qualificação a iniciativa é alvo de chacotas, com alguns dos profissionais da imprensa permitindo-se a prática de verdadeiras aleivosias. O pior é a falta de seriedade com que o tema é tratado pela imprensa, além da falta de conhecimento da maioria. Contrariamente a esta situação, o presidente da FCF, Mauro Carmélio, mostra-se confiante no trabalho do Departamento de Arbitragem, sobretudo no que se refere mais especificamente à renovada Comissão de Arbitragem. É importante que seja mencionado que o aspecto de maior relevância ocorrido na arbitragem cearense não se cinge às substituições, mas substancialmente aos acréscimos promovidos. Daí a importância da manutenção de Leandro Serpa, o principal mentor das mudanças ocorridas. E digo mais. Só a generosidade e o caráter retilíneo de Serpa poderiam lucubrar uma solução como a que tivemos. Que a prática recomende a elaborada teoria. Fico na firme torcida.
______ 

CURTAS /// 
1. Diante da não aceitação por parte da CBF da mudança da partida decisiva (passagem de fase) da Copa do Brasil entre Caucaia e Assermurb(AC), fica mantido o confronto para o próximo sábado, dia 16, às 19h30 (hora local) no estádio Presidente Vargas (PV). /// 
2. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) não contente por ter que explicar irregularidades em projeto encaminhado ao Ministério do Esporte, dispara contra a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Bobagem muita. /// 
3. Estudo sobre o fluxo no entorno do estádio do Corinthians até as estações Artur Alvim e Itaquera, demonstram que o Itaquerão contará com melhor escoamento do público que Wembley. /// 
4. Em nosso programa diário na Rádio Metropolitana AM930, o Companhia do Esporte, fizemos menção a duas recentes iniciativas que também constam do nosso blog, o Blog do Benê Lima. Trata-se da inscrição dos municípios para a construção dos CIEs e da abertura para recebimento de projetos à Lei de Incentivo ao Esporte, no âmbito federal. Confira. /// 
5. Jornal argentino se surpreende com os altíssimos salários pagos a jogadores de futebol no Brasil. Dos 30 jogadores mais valiosos 19 deles jogam em clubes brasileiros. /// 
6. Se confirmada a quebra às regras do Fair Play Financeiro, Manchester City e Paris Saint-Germain poderão ser punidos com rigor pela UEFA. /// 
7. Estudo detecta similaridade entre má gestão em clubes europeus e brasileiros: “eles minam finanças com transferências e salários altos demais”, afirma jornal brasileiro. /// 
8. É estranho sabermos que o BNDES se oferece para pagar, mas que cidades-sede da Copa 2014 não investem em coleta de lixo reciclável. Por que será, hein?! ///  
9. Órgão do parlamento britânico quer ver ampliada a influência dos torcedores sobre a gestão dos clubes de futebol. Mais democracia e vigilância, ações que soam muito bem. /// 
10. A CBF vai ter sua sede própria com quase 8 mil metros quadrados, assim dará abrigo ao maior acervo do futebol no mundo, quem nos assegura é José Maria Marin, presidente da entidade.  
11. De primeira. Ferroviário está tentando negociar parte dos direitos econômicos de um de seus atletas para fazer caixa. /// 
12. Em primeira mão. Crato quer entrar na briga pela vaga da Copa do Brasil, e para tanto tenta fechar acordo de cooperação com o Vitória da Bahia para a vinda de um atacante, um meio-campista e um lateral-esquerdo. Além disso quer negociar parte dos direitos de um de seus atletas. 
13. Ferroviário assume a liderança do Cearense Chevrolet ao vencer o Guarani de Juazeiro no PV por 1 a 0, em jogo dos mais disputados realizado neste sábado, 9.  
14. FIFA supera número mínimo de Centros de Treinamentos (CTs) credenciados para escolha das seleções que participarão do Mundial 2014. Ela exige um mínimo de 64 e já conta com 70 locais. Não se tem notícia de nenhum em terras cearenses.
15. Em conformidade com a agência da ONU especializada no tema futebol, a indústria esportiva faturará algo em torno de R$ 600 bilhões neste ano. Como se trata de mera expectativa face a intangibilidade desses números, esse é mais um fator que facilita a corrupção no setor.
Benê Lima 
E-mail: benecomentarista@gmail.com  
Perfil no Twitter: @BeneLima1  
No Facebook: www.facebook.com/benelima
. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima