Futebol, cerveja e Carnaval
Estas são as três maiores paixões do brasileiro, de acordo com pesquisa realizada em âmbito nacional pelo Ibope InteligênciaNão é apenas impressão. O futebol, de fato, é a maior paixão dos brasileiros. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, em âmbito nacional. De acordo com o levantamento, o esporte trazido ao País por Charles Miller foi a primeira coisa que 77% dos entrevistados responderam quando perguntados “Quais são as grandes paixões dos brasileiros?”.
E engana-se
quem acha que se trata de uma paixão exclusivamente masculina. O futebol foi a
primeira paixão citada tanto por homens (82%) quanto por mulheres (72%).
Em segundo
lugar neste ranking aparece a cerveja, com 35% dos votos (ainda assim, com
menos da metade do total do campeão). Na sequência, desponta, em terceira
colocação, o Carnaval, com 30% de citações (veja quadro nesta página).
A mulher ocupa
o quarto lugar na pontuação das paixões dos brasileiros, com 22% dos votos.
Entre os homens, esse índice chega a 33%. Já entre as entrevistadas, 13%
reconhecem que as mulheres são, sim, uma paixão nacional. Fechando o
“Top 5” figura o churrasco, citado por 20% dos brasileiros.
Curiosidades
Diferentemente
do senso comum, a cerveja não é mais popular entre as pessoas de faixa etária
mais jovem, e sim entre aquelas com idade entre 30 e 39 anos (42% das
citações), seguido da faixa 18 a 24 anos (35%).
Aqui no
Nordeste, a paixão pela praia chega a 17% das citações, um índice superior à
média brasileira (13%), que ocupa o sexto lugar no ranking.
Um dado
surpreendente que a pesquisa traz em relação às paixões apontadas pelos
nordestinos é referente aos automóveis, Apenas 4% dos entrevistados na região
citaram o carro como uma das suas paixões. O total nacional é superior ao dobro
(9%).
Também curioso
é o desempenho da tradicional cachaça entre os entrevistados mineiros,
costumeiramente considerados apreciadores de uma boa “branquinha”. Só 7% em
Minas Gerais citaram o aguardente, enquanto a cerveja recebeu 46% dos votos.
Outra
curiosidade diz respeito à diferença com que homens e mulheres brasileiros se
relacionam com as telenovelas. Na média nacional, os folhetins eletrônicos
foram apontados por 9% dos entrevistados. Entre as mulheres, esse número sobe
para 13%, enquanto não passa de 4% quando o grupo é formado só por homens.
Surpreendente
mesmo foi o baixo desempenho da seleção brasileira de futebol. Num país
assumidamente apaixonado por este esporte, só obteve 7% das citações.
Na rabeira do
levantamento, todos com apenas 1%, aparecem trabalho, dinheiro, música e
igreja.
Como
ENTENDA A NOTÍCIA
O Ibope
Inteligência ouviu 1.969 pessoas, homens e mulheres com idade acima de 18 anos,
em âmbito nacional, em entrevistas pessoais e domiciliares, realizadas em dias
úteis, diurno e noturno e nos finais de semana.
Émerson Maranhãoemerson@opovo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima