Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, fevereiro 26, 2013

COM PÉ E CABEÇA: A Coluna – fevereiro 2013-2

Por: Benê Lima

 

ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA NO FUTEBOL: UMA MIXÓRDIA

 

“Enquanto não buscarmos entender a maneira de abordar e enfrentar a violência das uniformizadas, vulgo ‘organizadas’, não sairemos do confuso discurso antiviolência.” (Benê Lima)

 

Torcedores da Gaviões presos na Bolívia. Foto: Portal Uol

 

Ao acompanharmos os desdobramentos do episódio no qual estiveram envolvidos integrantes da torcida corintiana Gaviões da Fiel, que culminou com a morte de um menor boliviano, deparamos-nos com um variado repertório de abordagem da questão, com algumas opiniões abalizadas e com um sentimento generalizado de repúdio das pessoas à violência em torno do futebol. Por outro lado, também temos nos deparado com uma desorganização mental e de ideias que beiram o caos verbal, e que em nada contribuem para a evolução do debate a respeito do tema violência.

 

Ninguém é obrigado a ter conhecimento do direito ao ponto de firmar posição segura e contributiva nesse debate. No entanto, há que se ter um mínimo de organização em termos do que se quer comunicar, e para isso não se pode prescindir de grau relevante de raciocínio lógico e analítico. Se não for assim, não vale a pena repercutir ideias que só confundem e nada esclarecem. Portanto, a visão crítica que tanto clarifica e esteriliza o debate, deve permear a tudo que esteja direto ou indiretamente ligado ao caso, bem como a todos que dele se apropriem como fonte de atuação, seja para opinar seja para sobre ele deliberar.

 

Violência contra o patrimônio público em 11 de novembro de 2012 – Foto: Globo.com

 

Não vejo dificuldade em se traçar uma linha lógica e estratégica para apuração deste caso, que passe pela definição e delimitação do que seja a abordagem técnico-científica da investigação policial, e do que seja da competência da Justiça Desportiva. E, neste particular, a própria CONMEBOL precisa deixar de lado o oportunismo e o casuísmo de decisões pretensamente moralizadoras, para ater-se a corrigir sua histórica omissão, sobretudo em relação aos meandros da longeva Libertadores. A esse respeito, neste mesmo evento tivemos uma série de irregularidades para as quais não vimos a merecida repercussão, em razão de um incidente reconhecidamente de maior proporção, mas que não deveria estar ofuscando a sabida omissão da entidade de administração do futebol na América do Sul.

 

A justiça não está para ser movida por software. A condição humana sempre será fator essencial e insubstituível na tomada de suas decisões. Logo, há que se refletir, analisar, interpretar e deliberar com todo o conteúdo multidisciplinar que envolve qualquer decisão. Para que haja delito ou infração, há que estar presente o fator da pessoalidade. Portanto, qualquer punição que alcance a totalidade de uma agremiação é, por sua natureza de generalidade, excessiva, exagerada, configurando assim não justiça, mas injustiça.

 

Em contraposição ao que sustentamos, precisamos aperfeiçoar e melhor contextualizar as medidas punitivas às pessoas físicas, bem como nos livrar do fantasma da impunidade oriunda na falta de operacionalização da justiça. Contudo, não devemos confundir combate à impunidade com a proliferação de medidas (penas) que sirvam apenas de atendimento a uma satisfação doentia de parte da sociedade.

 

Já não é um vislumbre a necessidade de qualificação da imprensa esportiva. Ela é real. À medida que as exigências de um esporte globalizado e ‘complexizado’ se fazem sentir, nada mais essencial para os profissionais que fazem essa cobertura do que contarem com o apoio multidisclinar. E isto não precisa se dar pela especialização. A extensão já seria suficiente.

 

Todo discurso com mediano embasamento retórico, independente de sua fragilidade dialética, já carrega em sua entranha certo poder de persuasão e uma pitada potencial e sub-reptícia de tentativa de alienação. Portanto, são tarefa e precondição da comunicação social e não favor, o exercício de um jornalismo em que a informação seja verdadeira, esclarecedora e axiologicamente relevante, e não geradora de conflitos e do caos verborrágico.

 

Todo veículo de comunicação, a partir dos de médio porte, deveriam prover suas redações de pelo menos um profissional que se dedicasse à compreensão e análise dos temas de maior complexidade à luz das ciências humanas, para que deles pudéssemos obter clarificação e maior depuração dessas complexidades. Assim, evitar-se-ia o surgimento de falsas eminências pardas nos veículos de comunicação. Embora tal medida não resolvesse de todo tais problemas, em razão da prática do colunismo, ainda assim diminuiria o caos verbal que o meio virtual ‘subutilizado’ tem ajudado a construir.

 

Saudemos a boa comunicação, e nos insurjamos contra a comunicação ruim e seus efeitos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima