Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, fevereiro 22, 2013

Mobilização de profissionais da gestão e do marketing esportivo resulta na criação de alternativas para o futebol

    

Construindo um amanhã
para o Futebol Brasileiro

MANIFESTO FUTEBOL DO FUTURO
Construindo um amanhã para o Futebol Brasileiro

Calendário Ruim, Baixa qualidade dos jogos, Clubes insolventes, Insegurança dos torcedores, Estádios vazios. Esses são alguns dos problemas que acompanham há anos a realidade do futebol Brasileiro. Críticas surgem de todos os lados e caem no vazio do lugar-comum, dedos são apontados em todas as direções em busca de culpados a cada novo problema, mas nenhuma proposta efetiva surge neste árido ambiente. Chama a atenção o principal esporte do País não ter até hoje nenhum movimento propositivo voltado a combater os seus problemas, como ocorre com qualquer setor da economia. E porque isto não acontece? Um Futebol mais forte traz entretenimento e alegria a milhões de torcedores, além de gerar riqueza e empregos, razões suficientes para sairmos da inércia. É passada a hora de aglutinar pessoas com talento, conhecimento e disposição para pensar e propor alternativas viáveis e inclusivas, que levem em conta os diversos interesses (legítimos) existentes.

O Futebol do Futuro é uma iniciativa voluntária que surge com a mobilização de experientes profissionais da Gestão e do Marketing Esportivo, interessados em propor alternativas viáveis para o desenvolvimento do Futebol Brasileiro a partir de um enfoque técnico. Em comum, partilhamos da opinião de que todos ganharão se tivermos um ambiente de futebol mais eficiente, organizado, transparente e financeiramente sustentável. 

Mobilização, Inclusão e Negociação são os pontos-chave deste processo. Esta é uma iniciativa que mobilizará os diversos agentes que gravitam em torno do futebol para, conjuntamente, construir um arcabouço de propostas com enfoque técnico, mas que contemple as necessidades de todos os envolvidos: Torcedores, Clubes (pequenos e grandes), atletas e comissões técnicas, mídia, patrocinadores, investidores, profissionais e empresas das diversas áreas que lidam com o futebol, etc. Além disso, é preciso observar a amplitude geográfica do País e suas peculiaridades, além dos aspectos sociais relacionados. E isso só ocorrerá se criarmos as condições para que todos os envolvidos e interessados possam contribuir.

Grupos que farão parte do Futebol do Futuro



Grupo de Proposição – É responsável por ouvir as necessidades apontadas pelos grupos de interesse e formular as propostas que serão refinadas ao longo de sucessivos debates com os grupos de interesse e os colaboradores especiais.

Os 15 integrantes do Grupo de proposição são: Amir Somoggi, Cesar Gualdani, Eduardo Carlezzo, Eduardo Tega, Fernando Ferreira, Fernando Fleury, Fernando Trevisan, João Henrique Areias, João Paulo Medina, Luis Filipe Chateaubriand, Manoel Amorim, Marcos Motta, Renato Mahfuz e Thiago Scuro

Este é um grupo sem carimbo ideológico ou ligado a interesses específicos, que fará um trabalho minucioso, técnico e extremamente exaustivo, demandando dos envolvidos a doação de seu tempo, experiência, conhecimento e esforço, além de uma postura conciliadora e de empatia às necessidades e problemas de todos os envolvidos. 

Grupos de Interesse – Separados por áreas de atuação, funcionarão como uma espécie de Câmaras Setoriais, encarregados de levantar os principais problemas e necessidades de cada segmento envolvido com o futebol, que serão mapeados e convertidos em objetos de análise do grupo de proposição. Colaboradores Especiais – Especialistas com grande conhecimento sobre temas específicos, e que serão convidados pelo Grupo de proposição a expor sua visão sobre esses assuntos, fortalecendo as propostas a serem apresentadas.

Onde podemos chegar?

O Objetivo final do Futebol do Futuro é apontar soluções técnicas e realistas para nossos principais problemas, criando condições para que possamos competir com o que há de melhor no futebol internacional. Não há motivo para timidez, podemos perfeitamente estar entre os 3 maiores mercados do mundo a médio prazo, mas precisamos evoluir. E estamos parados. 

Por ser um movimento sem pretensões políticas ou de disputa por poder, O Futebol do Futuro se dissolverá automaticamente no encerramento de seus trabalhos.

Chegou a hora de todos nós contribuirmos, contamos com seu apoio.

Quem faz o futebol do futuro?

Amir Somoggi
Consultor de Marketing e Gestão Esportiva
Cesar Gualdani
Sócio-Diretor da Stochos Sports & Entertainment
Eduardo Carlezzo
Sócio da Carlezzo Advogados
Eduardo Tega
CEO da Universidade do Futebol
Fernando Ferreira
Sócio-Diretor Pluri Consultoria
Fernando Fleury
Professor e Consultor de Marketing e Gestão Esportiva
Fernando Trevisan
Diretor da Trevisan Escola de Negócios
João Henrique Areias
Sócio da SportLink Marketing Esportivo
João Paulo Medina
Fundador da Universidade do Futebol
Luis Filipe Chateaubriand
Professor universitário na área de Gestão
Manoel Amorim
BNDES
Marcos Motta
Sócio da Bichara e Motta Advogados
Renato Mahfuz
Sócio-Diretor da Stochos Sports & Entertainment
Sandro Orlandelli
Executivo de Futebol
Thiago Scuro
Gerente Executivo do Audax SP e Audax RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima