Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, fevereiro 03, 2013

Gestão no futebol brasileiro: gerenciamento de projetos

Os projetos cumprem papel estratégico para o desenvolvimento das instituições, uma vez que estas, cada vez mais, precisam lidar com inovações
Luis Filipe Chateaubriand*
 

Uma das áreas que mais se tem desenvolvido atualmente na gestão de organizações é o gerenciamento de projetos. Projeto é qualquer atividade temporária de relevância, executada por uma organização. Normalmente, a equipe designada para desenvolver o projeto também é temporária.

Qualquer projeto que pretenda cumprir papel relevante para o aperfeiçoamento de uma organização deve ser coerente com a estratégia empresarial, ter objetivo claro, início e fim claramente delineados e equipe responsável por planejamento e execução.

Normalmente, os colaboradores de uma equipe de projetos vêm "emprestados" para o projeto por departamentos, durante sua duração; quando o projeto se encerra, esses colaboradores voltam, normalmente, ao seu departamento de origem.

 


Imagine-se um exemplo tradicional: determinada empresa produtora de softwares pensa em lançar um novo produto, um novo aplicativo; primeiro, uma equipe é designada para o projeto; em seguida, essa equipe cuidará de mensurar a viabilidade do projeto, se viável cuidará da elaboração do produto, da estratégia de lançamento, da divulgação, do lançamento, do início das vendas; cumpridas essas etapas, o projeto torna-se uma realidade e, assim, é encerrado, pois cumpriu o seu papel; assim, os membros do projeto, que vieram de departamentos da empresa, voltam aos seus cargos habituais.

Importante frisar que os projetos cumprem papel estratégico para o desenvolvimento das instituições, uma vez que estas, cada vez mais, precisam lidar com inovações, para permanecerem competitivas no mercado. E é através de projetos que as organizações promovem inovações, demonstrando visão empreendedora.

O ponto fundamental é que, para que os projetos deem resultados, devem ser geridos de forma apropriada. Existe um instituto internacional, o Project Management Institute (PMI), que difunde as melhores práticas para a gestão de projetos, com vista a que estes sejam conduzidos a contento.

Mas, e o futebol a ver com isso tudo? Não chega a ser novidade que os clubes de futebol brasileiro possuem deficiências em sua gestão – a palavra profissionalismo é, por ora, apenas uma promessa. Então, projetos são úteis ao desenvolvimento dessas instituições ligadas ao futebol.

Alguns exemplos de projetos que podem ser desenvolvidos em clubes de futebol são:

• Construção de centros de treinamentos: alguns dos principais clubes do futebol brasileiro ainda não possuem centros de treinamento próprios, ou devem promover um upgrade em seus centros, no caso de alguns clubes que já o possuem; construir, ou melhorar, um centro de treinamentos é um projeto que, se conduzido de forma adequada, propiciará benefícios técnicos a um custo apropriado.

• Implantação de uma loja de venda de produtos do clube: deve-se pensar o ponto de venda, o sortimento (elenco de produtos a ser vendido), as características do público alvo, a política de preços, etc.; tudo isso requer planejamento para estabelecer uma loja que, depois de estabelecida, deverá se auto-sustentar; a boa gestão deste projeto incrementa receitas e propicia melhor aproveitamento do quadro funcional.

• Construção, ou reforma, de um estádio: ter sua própria casa, sua própria arena, significa ter a possibilidade de “fazer dinheiro” com ela; mas deve-se pensar qual é a capacidade de público, a divisão de setores, quais os locais reservados à publicidade estática, etc; ao se utilizar as melhores práticas de gestão de projetos, o gasto com as obras tende a ser próximo do menor possível e os recursos financeiros economizados podem ter outras finalidades.

Esses são alguns exemplos, dentre vários, de como bom gerenciamento de projetos pode ser útil a um clube de futebol.

Que tal seu clube ter um especialista em gestão de projetos, assessorando os principais tomadores de decisões? Como diria aquele antigo samba: sonhar, não custa nada...

*Luis Filipe Chateaubriand é professor universitário na área de gestão
Tags: gestão , gerenciamento , gerente de futebol , diretoria , administração , futebol brasileiro , projeto ,

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima