Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, março 28, 2013

Futebol social: um exemplo a ser seguido

Grandes clubes precisam seguir alguns bons e poucos exemplos no Brasil e irem além de apenas acompanhar o desempenho escolar dos seus jogadores da base
Gustavo D’Avila / Universidade do Futebol
 

“Não há como os clubes de futebol fugirem de seu novo papel numa sociedade que cada vez mais tende à complexificação”. – Benê Lima

Já passou do momento de nos preocuparmos com uma das principais responsabilidades social do futebol, que é formar cidadãos preparados para uma inserção na sociedade com oportunidades reais de trabalho.

Atualmente os grandes clubes precisam seguir alguns bons e poucos exemplos no Brasil e irem além de apenas acompanhar o desempenho escolar dos seus jogadores da base, eles podem incentivar e influenciar a participação de seus atletas em formação superior, pois a grande maioria dos meninos que chegam aos clubes de futebol busca conquistar o sonho de uma grande carreira no futebol profissional, rentável e promissora. Porém, sabemos que isso na maioria dos casos não é o que acontece com eles.

É neste momento que entram em cena os clubes grandes, pois estes podem e devem ir além do seu atual papel, criando oportunidades para que os futuros atletas possam se tornar profissionais promissores dentro ou fora do esporte.

É necessário que estes atletas recebam uma boa orientação vocacional para que possam passar a enxergar outras alternativas de profissionalização além das quatro linhas.

Ao ser bem orientado quanto as suas aptidões e sobre seu perfil comportamental os futuros profissionais, do esporte ou não, podem ter clareza sobre quais profissões ou carreiras poderiam seguir caso a empreitada no esporte não seja bem sucedida ou caso este atleta esteja no inevitável momento do final da carreira no esporte.

Soma-se a este novo cenário de atuação social do futebol e explosão tecnológica que passamos atualmente e que nos envolve cada vez mais num mundo que extrapola o relacionamento presencial entre as pessoas e amplia as possibilidades do mundo através do universo digital que se desenvolve dia após dia bem em frente aos nossos olhos e muitas vezes sem que percebamos a sua presença.

Isso abre uma grande possibilidade de fomento à participação dos atletas em cursos de graduação que ofereçam atividades presenciais associadas a conteúdos virtuais, o que atenderia períodos nos quais os atletas estivessem fora de sua cidade base na qual o clube esteja instalado.

Pode-se ainda elaborar estratégias para estabelecer convênios com essas universidades para que sejam oferecidas bolsas de estudo e que permitam de alguma forma ações que aproximem os atletas das instituições de ensino.

Bem, penso ser fundamental para este movimento social um amplo e franco trabalho de conscientização dos atletas sobre a brevidade da carreira no esporte e a necessidade de pensar no futuro, pois este começa sempre no presente e suas ações do momento atual escreverão os caminhos que os levarão ao amanhã.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima