Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, março 31, 2013

Marcos Duarte, físico e autor do livro Física do Futebol

Professor de ensino médio fala sobre o entendimento da disciplina para uma melhor compreensão do jogo
Equipe Universidade do Futebol
 

Quando se fala em futebol, é impossível dissociar a prátics da modalidade da componente física. O jogo do esporte coletivo mais popular do mundo é movimento, mas não uma série de ações quaisquer, sem ordem ou leis.

O executor - no caso, o atleta - protagoniza a criação de um cenário com preceitos determinadas antes do apito inicial. Cada passo ou passe do jogador tem uma intenção, que é, em parte, moldada pelas leis do futebol. E pelas leis da natureza.

Da mesma forma como é impossível prever o quadro de um pintor a partir da aquarela dele, a tomada de decisão de um jogador é, em princípio, também impossível de prever, mesmo com o conhecimento de tudo o que rege as normas naturais.

Isso torna o futebol tão apaixonante? O que é ser criativo em campo. Marcos Duarte, em "Física do Futebol",  procura não causar uma rasura nesse encanto, ou ensinar alguém a jogar melhor. Mas vai ajudar a compreender um pouco mais esse jogo fascinante.

"Para quem quer compreender as leis do movimento, estudar a Física do futebol é a maneira mais descontraída de fazê-lo. Este é o objetivo desta obra: mostrar para os boleiros e curiosos da Física, a Física que há no futebol", revela o autor.

Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutorado na Universidade da Pennsylvania (USA) e pesquisador e professor no programa de Engenharia Biomédica da Universidade Federal do ABC, Marcos Duarte revela que o livro não só ensina Física, mas também as próprias regras do futebol e tudo o que nele acontece relacionado à Mecânica. 

Os conceitos de Mecânica são descritos de forma a cobrir todo o conteúdo normalmente abrangido no currículo de Física do primeiro ano do ensino médio, em um texto regido em parceria com Emico Okuno.

Nesta entrevista concedida à Universidade do Futebol, no Museu do Futebol, onde até o mês de abril estará aberta a exposição "Será que foi, seu juiz?", Marcos Duarte, consultor da mesma, fala ainda sobre efeitos de ilusão de ótica e experiências visuais, a magia do gol de bicicleta, e relembra lances excepcionais de cobrança de lateral e falta.


Física do Futebol

 

Entendimento da física para uma melhor compreensão do jogo 

 

A Bicicleta 

 

Gol de falta de Roberto Carlos - Brasil x França (1997) 

 

O Pênalti 

 

O lateral com cambalhota

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima