Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, março 28, 2013

Jurandir Júnior: o purgador de dirigentes?

Temos ouvido muita polêmica acerca do profissional Jurandir Júnior, a ponto de parte da torcida do Fortaleza já ter criado um ponto de atrito com a direção do clube, como se quisesse mandar a ela a seguinte mensagem cifrada: “Dê-nos a cabeça do Jurandir que lhes daremos uma trégua”.

Cobrar do torcedor que ele seja racional e inteiramente consciente é tarefa possível, mas impensável como consecução. No entanto, isso não significa dizer que não temos opinião a respeito ou que adotaremos a opção da omissão para ficarmos bem com essa ou aquela torcida. Na verdade acho tudo isso uma grande bobagem dos que gastam energia para pressionar os dirigentes do Fortaleza pela saída do Jurandir. Isso mais me parece uma busca para compensar a situação de instabilidade que tem tomado conta do clube nos últimos anos.

Querem fazer com o Jurandir o mesmo que fazem com os treinadores, sem entenderem que o prejuízo que disto decorrerá será um tanto maior. Uma coisa é substituir um treinador, outra é dar causa sem necessidade a uma demissão de um funcionário que, embora não seja insubstituível, presta imenso auxílio às pessoas e à própria estrutura administrativa do departamento de futebol do Fortaleza. E essa avaliação, vale afirmar, não cabe ao torcedor e sim aos dirigentes, pois são eles que arcarão com o ônus de transferirem para o torcedor uma decisão que a eles não diz respeito.

Pinçamos do torcedor tricolor, Francisco Carlos Barbosa, o texto abaixo que merece ser levado em conta, pela qualidade da análise e pelo bom senso. Que mais e mais torcedores do clube do Pici demonstrem esse nível de maturidade e equilíbrio, pois é disto que o clube precisa para navegar em calmaria.

--------------

“Não quero aqui ser voz contrária aos que pedem a cabeça do Jurandir Junior, até porque se for para o bem do Fortaleza, também me alinho a essa corrente. Todavia, alguns fatos me intrigam sobre o porquê desse reducionismo todo, senão vejamos:

1- Esse mesmo JJ participou na década de ouro de campanhas exitosas do Fortaleza, inclusive subida à série A;

2- Também esteve no Ceará Sporting… participando do soerguimento deles e consequente subida à série A;

3- Teve muitos erros em muitas contratações pífias desde a desastrada administração do Paulo Artur e Osmar Baquit, porém as que deram certo à época, como Ciro Sena, Rafinha, João Carlos, Lucas, Marielson, Careca, Cleo, Assisinho, Jailson, ninguém parece lembrar, ou não tiveram sua participação?

4- Muitos diretores do FEC, em especial o Jorge Mota, fazem elogios públicos ao profissional Jurandir Júnior;

5- Técnicos que passaram pelo FEC também só elogios ao mesmo, inclusive o Hélio dos Anjos, profissional estabelecido e com mercado;

6- O presidente Osmar Baquit diz ter confiança nele;

7- O Conselho Deliberativo (o último e o atual) até que eu saiba nenhuma crítica teceu ao trabalho do Jurandir;

Afinal porque todas as mazelas sempre são atribuídas ao Jurandir Junior? Será que técnico, diretor de futebol e presidentes não têm nenhuma responsabilidade pelas contratações erradas e só Jurandir é o responsável?

Juro que não entendo essa lógica reducionista.

Antes de tudo, quero deixar bem claro que não estou aqui defendendo o tal Jurandir Junior, pois como moro em Brasília, não o conheço e tampouco tenho procuração para tal, além do que a única coisa que procuro defender é o bem do Fortaleza Esporte Clube.”

Postado por Benê Lima

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima